domingo, 8 de outubro de 2017

O Regresso (Michael Punke)



Baseado na saga de um personagem real, essa obra originou o filme homônimo lançado em 2015 cujo sucesso rendeu diversas indicações ao Oscar no ano seguinte, sendo vencedor em três categorias.
A história conta a saga de Hugh Glass, um dos caçadores pertencentes à Companhia de Peles Montanhas Rochosas, fundada por William Henry Ashley. No começo do século XIX, o comércio de peles entre homens e indígenas no oeste norte-americano, além de ser um negócio altamente rentável, era uma forma de garantir o convívio pacífico entre os dois grupos, ainda que muitas tribos fossem relapsas em manter contato amistoso com os homens brancos, como por exemplo, os arikaras e os sioux. Mais precisamente no ano de 1823, o Capitão Andrew Henry liderava uma expedição que subiria o rio Missouri até sua fonte, em busca da matéria-prima da companhia. Num episódio trágico, Hugh Glass é atacado por um urso, travando uma dura batalha com o animal e herdando ferimentos que o deixaram à beira da morte. Compadecido com o estado deplorável do companheiro, Henry decide seguir adiante na missão da companhia, enquanto Hugh Glass seria deixado na companhia de John Fitzgerald e Jim Bridger, para que fizessem dignamente seu sepultamento quando falecesse. No entanto, face ao estado lamentável de desfalecimento de Glass e ameaçados pela aproximação de alguns indígenas, os encarregados o abandonam e roubam suas coisas, especialmente seu estimado rifle Anstadt, deixando-o à mercê dos perigos da floresta e da própria morte.
Nesse contexto inicia o grande tema a que o livro se propõe que é narrar a saga de sobrevivência de um homem alimentado por um único desejo: vingança. As suturas rudimentares que Glass recebera quando ainda estava sob os cuidados do Capitão Henry eram uma pobre garantia de que sua sobrevida ainda se estenderia por algum tempo. Mesmo assim, Glass consegue ir além de suas dores para buscar algum alimento, ainda que esse seja uma carne pútrida de um búfalo que servira de alimento aos lobos. Suas feridas infeccionaram e estavam repletas de larvas quando um encontro que poderia por fim à sua vida faz com que ele receba uma nova chance. Índios sioux haviam-no encontrado e trataram suas feridas. Após, Glass fora levado ao forte Kiowa Brazeau, onde recebera comida e armas, além de aceitar um pedido de se unir a uma expedição. Era uma estratégia para que ele encontrasse o caminho que o levaria até o Forte Union, onde encontraria aqueles que o abandonaram e espoliaram seus pertences.
A característica mais marcante dessa história dramática é a coragem que o protagonista tem em superar seus mais terríveis desafios, animado por um instinto de sobrevivência e vingança incríveis. Não bastasse o estado deplorável de seus ferimentos, Glass ainda consegue valentemente driblar o frio congelante, a fome atroz e até mesmo permanecer oculto dos perigosos índios arikaras. Nessa narrativa, os méritos do autor ao contar episódios mórbidos e até mesmo repugnantes deve ser louvado. Mais do que a defesa da própria honra, vale destacar o instinto de sobrevivência e o impulso que um desejo ardente é capaz de realizar em uma vida, ainda que animado por uma virtude que não é das mais nobres. Ao leitor ficará o sentimento de raiva de alguns personagens enquanto a curiosidade por conhecer o desfecho o fará destrinchar página a página dessa obra que é uma das melhores do gênero sobrevivência escritas até hoje.

REFERÊNCIA LITERÁRIA

Título:    Regresso, O
Autoria:  Michael Punke
Editora:  Intrínseca
Ano:       2016
Local:     Rio de Janeiro
Gênero:  Drama | Aventura | Sobrevivência


Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2015:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário