sábado, 28 de outubro de 2017

A Missão (Robert Bolt)

Um dos títulos essenciais para quem deseja aprofundar sobre colonização espanhola, esse livro também teve o roteiro adaptado para o cinema em 1986. A produção foi indicada para diversos prêmios e mereceu o Oscar de melhor fotografia.
O escopo da obra são os conflitos entre as coroas portuguesa e espanhola, decorrentes da assinatura do Tratado de Madri em 1750, bem como a consequente expulsão dos jesuítas no século XXVIII. Um dos personagens principais é Rodrigo Mendonza que, durante a adolescência, após a morte do pai, vendera um barco que recebera em herança e deixara o irmão mais novo, Felipe, no Internato de San Fernando. A partir de então, sua vida fora dedicada a arrecadar o valor necessário para custear a permanência do irmão lá. Com isso, Mendonza torna-se um dos mais bem sucedidos mercadores de escravos nas terras colonizadas pelos espanhóis.
O comércio de escravos tinha um cunho conceitual: quando estavam do lado dos portugueses os guaranis eram denominados escravos; em outro plano, quando estavam do lado dos espanhóis eram denominados encomienda e não recebiam salários. Denominações à parte, as coroas ibéricas questionavam a dignidade humana dos indígenas, justificando assim sua dominação não só sobre suas terras como também a destruição de sua cultura. O capitão-geral, Don Cabeza, era o principal defensor daquela prática hostil.
Os jesuítas, na tentativa de cristianizar os índios, visavam também proteger-lhes da crescente dominação dos mercadores, resgatando-lhes o pouco de dignidade que ainda restava. Ainda assim, apostando que todos os homens brancos eram iguais e perigosos, os índios tinham grande resistência em serem doutrinados. Depois que os guaranis deram um sinal aos jesuítas, crucificando um padre e lançando-o às cataratas do Iguaçu, a determinação de Padre Gabriel, um dos componentes da missão de San Carlos, crescera ainda mais. A música seria o grande trunfo para aproximar e iniciar o processo de evangelização, uma vez que o som do oboé era extremamente encantador aos ouvidos dos nativos.
Em um crime passional, Rodrigo Mendonza assassina seu irmão Felipe. Extremamente abalado pelo delito cometido, decide abandonar o comércio de escravos e juntar-se aos padres da missão, buscando heroicamente expiar seus pecados. Nesse contexto, a permanência da Companhia de Jesus naquelas terras já estava duramente ameaçada. O inspetor-geral Altamirano fora enviado pela corte à missão de San Miguel, dirigida pelo superior provincial Padre Ribero, a fim de verificar a viabilidade de implantação do que fora acordado entre Portugal e Espanha pelo Tratado de Madri. Uma vez selado o pertencimento das terras à coroa espanhola, a escravização dos índios estaria assegurada e, consequentemente, os padres jesuítas deveriam ser expulsos, a fim de não significarem um entrave aos planos da coroa. Ainda que contrário ao voto de obediência à Ordem, Mendonza decide organizar uma resistência. Padre Gabriel também decide permanecer na missão, porém de forma pacífica. O resultado disso é um dos maiores massacres que a América Latina já contabilizou nas páginas de sua história.
O desfecho dessa história deixa claras as contradições ideológicas da dominação ibérica no Novo Mundo, evidenciando ainda mais o cunho político de suas intenções. Embora a história narre o papel dos jesuítas como um forte agente descaracterizador da cultura dos guaranis, ao impor-lhes o cristianismo como doutrina, por outro lado são eles os maiores defensores da dignidade humana dos nativos, vistos como animais e seres desprovidos de alma aos olhos dos mercadores. Embora as coroas ibéricas também sejam cristãs, seus atos revelam que, para garantir a dominação e o êxito de seus projetos, o extermínio dos nativos e dos religiosos seria uma justificativa plausível, uma vez que qualquer resistência deveria ser duramente combatida. Nesse contexto, temos ainda a história de Mendonza e sua conversão, a partir de um profundo arrependimento e expiação interior. Seu personagem lembra muito a figura de São Paulo que, de perseguidor dos cristãos, tornou-se o apóstolo que levou a mensagem do evangelho para as regiões mais inóspitas. Sem dúvida, Padre Gabriel e Rodrigo Mendonza são as figuras mais emblemáticas desse romance, demonstrando, através de seu martírio, o caráter triunfal do ideal que defendiam, levado às mais duras consequências, porém imaculadamente fiel aos seus princípios.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Missão, A
Autoria:  Robert Bolt
Editora:  Best Seller
Ano:       1987
Local:     São Paulo
Gênero:  Drama | Histórico

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1986:


Nenhum comentário:

Postar um comentário