quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Indenização em Dobro (James Mallahan)

Essa é uma aventura do mundo dos negócios. Mais do que uma trama envolvendo a busca ambiciosa por lucros e resultados, trata do perigo em deixar-se levar pelas paixões obstinadas, levando a atitudes impensadas. Uma obra completamente atual, levando-se em conta as leis de mercado que regem o capital e os valores sociais que o capitalismo semeou e já vem colhendo.
Walter Huff é um corretor experiente de uma companhia de seguros que, na sua atividade corriqueira, visita um cliente visando a renovação do seguro do automóvel. Trata-se de H. S. Nirdlinger, funcionário da Western Pipe & Supply e pioneiro da indústria petrolífera em Los Angeles. Como o cliente estava ausente, Walter é atendido por sua esposa, Phyllis Nirdlinger, e uma indagação o deixa bastante inquieto: a mulher queria saber se o seguro cobria acidentes pessoais e morte. Extrapolando suas atividades, Walter acaba se envolvendo emocionalmente com Phyllis e os dois começam a arquitetar um plano para que o marido dela morresse e ela pudesse receber uma farta indenização. Perito de seu trabalho, Walter forjaria um plano para que o Sr. Nirdlinger morresse em virtude de um acidente de trem. Tais fatalidades eram pouco comuns, o que fazia com que as indenizações de apólices de seguro para esses casos possuíssem o valor dobrado. Era um estratagema perfeito para que a viúva recebesse uma boa quantia e Walter fosse recompensado com um romance desejado e com estabilidade financeira. E assim o fatídico plano é consumado da melhor forma possível, de maneira a evitar rastros...
Lola é filha do casal Nirdlinger e namorava Beniamino Sachetti. À medida que as investigações avançavam, Norton e Keyes, funcionários da mesma corretora de Walter mostravam-se cada vez mais resistentes em pagar o seguro e insistiam na hipótese de que o cliente cometera suicídio. Com isso, a corretora queria forçar Phyllis a abrir um processo judicial para que pudesse receber a indenização. Walter acompanha todos os pormenores do caso e logo vê as suspeitas desviarem para a hipótese de assassinato e recaírem sobre o namorado de Lola, que sem motivos aparentes havia terminado com ela e vinha flertando com a Sra. Nirdlinger. Entretanto, descobertas sobre o passado de Phyllis demonstrariam o quão perigosa era aquela mulher. Walter estava consciente da enrascada em que se metera e somente Lola poderia ajudá-lo a se salvar.
Walter Huff é a imagem do homem que, levado por suas paixões, está disposto a tudo para consumá-las, ainda que sua carreira íntegra seja colocada em jogo. Seu modus operandi o revela uma pessoa extremamente calculista, focada nos detalhes e nas impressões que esses poderiam deixar, preocupado em não deixar rastros ou sinais que o pudessem incriminar. Durante a trama ele não demonstra remorso do crime que cometera. Contudo, em determinado momento, conscientiza-se do risco a que se submetera e da ameaça que Phyllis representava para si. A partir de então, sua paixão se direciona para a Lola, como se ela fosse capaz de redimi-lo do fosso que cavara para si mesmo. Ele encerra a dualidade do sucesso/fracasso sendo o perfeito exemplo de que uma carreira sólida pode rapidamente se desintegrar se as emoções quiserem se beneficiar dos ditames da profissão.
Indenização em Dobro é um livro envolvente pois faz com que o leitor se torne ávido por saber o resultado que tamanho problema irá ocasionar. Alguns verão Walter Huff como vítima, outros o verão como um criminoso litisconsorte. A obra ganhou uma adaptação cinematografia em 1944, num filme chamado Pacto de Sangue, em português.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Indenização em Dobro
Autoria:  James Mallahan
Editora:  Companhia das Letras
Ano:       2007
Local:     São Paulo
Gênero:  Suspense | Drama

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1944:


Nenhum comentário:

Postar um comentário