domingo, 1 de janeiro de 2017

O Último Reino (Bernard Cornwell)

            Na mesma linha de outros romances históricos famosos que buscaram elucidar os feitos de um determinado período da humanidade, esse livro inicia uma série famosa que, inclusive, foi adaptada para um seriado de mesmo nome lançado em 2016. Nele, o tempo e espaço é a Grã-Bretanha dos séculos IX e X, bem antes que Inglaterra, Escócia e País de Gales surgissem como países propriamente ditos.
            De certa forma, porém com outros traços, podemos dizer que o livro também conta a historia dos vikings. Logo no início, o autor narra a investida de uma caravana que chega à costa de Bebbanburg, onde vivia o protagonista, Uthred Uthredson. A partir de então, toda a história será focada no avanço deste povo bárbaro rumo à conquista de todo o território saxônico e na resistência dos ingleses a tão sacrílega invasão. O título da obra se explica no fato de que os dinamarqueses haviam conquistado quase todo o território, faltando apenas aquele onde se localizava Wessex, lugar em que o futuro Rei Alfredo dominava.
            Bebbanburg, tida como uma fortaleza inexpugnável, havia sido tomada e, ainda pequeno, Uthred fora capturado por Ragnar, quando atacara ineficientemente o líder dinamarquês que acabara de assassinar seu pai em batalha. Ragnar se afeiçoara a Uthred e o tomara como seu protegido, visando transformá-lo em um grande guerreiro. Com isso, Uthred é iniciado nos costumes e tradições dinamarqueses identificando-se mais com o paganismo do que com o cristianismo em que fora batizado. Em outro plano, seu tio Aelfric disseminara a notícia de que o garoto tinha sido morto e, portanto, a consolidação do domínio nas terras de Bebbanburg cabia a ele. Contudo, Ragnar sofreria uma traição e seria morto por Kvartan, um aliado do próprio Ragnar. Com isso, caberia aos outros líderes dinamarqueses, Ivar, Ubba e Guthrum partirem rumo à conquista do último reino que faltava para consolidarem seu domínio.
            Durante sua vida, Uthred se vê dividido entre o povo de suas origens que vinha sendo brutalmente atacado pelos vikings e o próprio povo dinamarquês que ele aprendera a amar. Quando Ragnar foi assassinado, Uthred e sua companheira Brida encontram asilo em Wessex, graças ao padre Beocca, que havia batizado Uthred na infância e sempre fora um grande amigo. Nesse ponto da história Uthred conhece pessoalmente o Rei Alfredo e o detesta ainda mais por sua piedade exacerbada. Mesmo assim, Uthred sabe que deve muito ao rei e aceita sua proposta de ficar a seu serviço. Alfredo usaria do conhecimento que Uthred tinha das estratégias militares dos dinamarqueses para armar um ataque que pudesse proteger Wessex da dominação. Contudo, o lado misericordioso do mesmo rei era mais inclinado à paz e à negociação com os bárbaros, mesmo sabendo que um acordo através da diplomacia seria muito difícil de ser firmado.
            Uthred, como ealdorman (senhor de terras) que era, sonhava em voltar a viver tranquilamente em Bebbanburg, porém, as “fiandeiras do destino” teciam de forma que sua vida fosse repleta de reviravoltas. Por outro lado, no auge dos conflitos, sonhava em se tornar um grande guerreiro e lutar em uma “parede de escudos” mesmo diante da insistência do Padre Beocca de que ele se convertesse ao cristianismo e seguisse outros projetos de vida. Aliás, o aspecto religioso frequentemente vem à tona durante a narrativa, expressado principalmente no fato de que as vitórias dinamarquesas davam a impressão de que Odin, Thor e os deuses vikings estavam vencendo o Deus cristão. Não era por menos, uma vez que, aonde chegavam, os dinamarqueses devastavam tudo mas sempre deixavam sobreviventes, a fim de que espalhassem a notícia do terror. A guerra estava posta e o último reino estava em jogo. Dividido entre os dois povos caberia a Uthred lutar pelo lado que vinha sofrendo mais baixas e agora defenderia o último território inglês que ficara de pé.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Último Reino, O
Autoria: Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano:      2006
Local:    Rio de Janeiro
Série:    Crônicas Saxônicas - Vol. I
Gênero: História | Épico

Confira o trailer da série adaptada lançada em 2016:


Nenhum comentário:

Postar um comentário