quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lutar e Amar: como os homens encontram a si mesmos (Anselm Grün)

lutar e amar          Esta obra é mais um grande auxílio do renomado monge beneditino, para homens em busca de sua própria identidade. Como orientador espiritual na Recolletio-Haus, uma casa de recolhimento pertencente ao mosteiro beneditino de Münsterschwarzach, na Alemanha, Anselm Grün faz uso de sua experiência para oferecer uma ajuda às pessoas do sexo masculino.
          A partir da observação da importância de dois pólos – lutar e amar – Grün afirma haver duas identidades masculinas distintas: os homens “machões”, os quais visam ressaltar sua virilidade frente às mulheres, mas que no fundo ocultam um profundo medo e insegurança; os homens “softs”, os quais levam tão a sério a integração do lado feminino de sua alma, que esquecem o próprio ser-homem. Diante de tal quadro, quem só luta corre o risco de ser tornar duro e insensível, enquanto que quem só ama ressalta apenas seu lado terno. A proposta de Grün visa o equilíbrio desses dois pólos no mesmo projeto de vida.
          Estabelecido o escopo da questão que será desenvolvida na obra, o autor convida o leitor a fazer um caminho, passando por dezoito arquétipos do homem, extraídos de figuras bíblicas. De Adão a Jesus Cristo, Anselm Grün analisa psicologicamente as crises/superações dos personagens-exemplo, munido dos relatos que a tradição bíblica apresenta. Não se trata de um discurso teológico ou visto a partir da proposta salvífica de Deus para o povo de Israel. Tem-se uma ênfase no lado puramente humano das figuras bíblicas. As crises diante de sua missão, dúvidas, personalidade frágil, são o material que lhes forneceram realizar as passagens necessárias, a fim de libertar o divino que tinham em si.
          Partindo do homem primitivo do relato do Gênesis, Adão, seguindo através dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Do irmão desprezado José até o líder Moisés e o guerreiro Sansão. O grande rei Davi, o amante Salomão e o melancólico profeta mártir Jeremias, junto com Elias. Do justo sofredor Jô até o pícaro e cômico Jonas. Chegando em Pedro, o missionário Paulo, o precursor João Batista e o discípulo amado João. Enfim, desembocando em Jesus Cristo que, para o autor, é a reunião perfeita de todos os arquétipos até então descritos. Grandes exemplos dos quais Grün tece belas reflexões e extrai preciosas lições para os homens de hoje.
          Como está claro, e assim é deixado para o leitor, este livro não foi escrito visando as mulheres e sim exclusivamente os homens. Trata-se de um precioso instrumento de motivação existencial e integração do lado sombrio, muitas vezes oculto na cultura pós-moderna. Interessante ainda mais pela atualização da tradição bíblica, em um caráter de proximidade com a visão antropológica. Enfim, é uma obra indispensável para homens que procuram uma compreensão e aceitação de suas verdades masculinas, a fim de vivê-las sadiamente.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Lutar e Amar
Subtítulo: como os homens encontram a si mesmos
Autoria:    Anselm Grün
Editora:    Loyola
Ano:         2006
Local:       São Paulo
Gênero:    Espiritualidade | Religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário