sábado, 21 de janeiro de 2017

Guerra Civil (Stuart Moore)

            A primeira versão de Guerra Civil surgiu com os quadrinhos de Mark Millar e Steve MacNiven em 2006. Desta feita, a história é contada em estilo de prosa, sem muitas inovações em relação ao que os autores citados fizeram. O escopo continuou sendo o embate discordante entre super-heróis, protagonizado por Capitão América e Homem de Ferro. Embora também destaque essa luta de titãs, o filme lançado em 2016 conserva um enredo bastante diferente da história contada nas mídias quadrinizadas e escritas.
            Um incidente provocado pelos “Novos Vingadores” em Stanford durante a gravação de um reality show havia causado a morte de centenas de civis. Com isso, o governo decretou a Lei de Registro de Super-humanos (LRS), amplamente apoiada por Tony Stark. Deste modo, todos os super-heróis deviam se registrar e o uso de seus poderes seria limitado ou condicionado a certas situações que o exigissem, mediante autorização do governo norte-americano. Aqueles que não se registrassem ou que desobedecessem à lei, seriam enquadrados na chamada Zona Negativa, uma prisão extraterrestre criada pela Stark Enterprises, visando encarcerar todos os super-vilões. O acesso a tal prisão se daria pelo Edifício Baxter, que possuía um portal para a Zona Negativa.
            Tony Stark e a S.H.I.E.L.D trabalhavam juntos na LRS. Se para o Homem de Ferro aquela lei era fruto de um controle há muito necessário, para seu antigo aliado, Capitão América, era fruto de mais uma tentativa do governo em manipular situações, criando um exército de super-funcionários públicos a seu dispor. O certo era que super-vilões não levariam em conta a existência de tal lei. Aguardar autorização governamental para agir seria o mesmo que assumir o risco de que milhares de vidas fossem dizimadas antes de decidir a respeito do potencial de uma real ameaça. Em consequência disso, a rivalidade entre Homem de Ferro e Capitão América tornou-se cada vez mais acirrada e ganhou adeptos tanto de um lado quanto de outro. Homem-Aranha, Quarteto-fantástico e X-men são outros super-heróis que se postam em um dos lados para combater os abusos e desrespeitos que vinham sendo articulados.
            O episódio em que um clone defeituoso de Thor, criado por Tony Stark, ceifou a vida de Bill Foster (Golias) deixou claro a fragilidade dos empreendimentos da Stark Enterprises. A partir disso, a lei que deveria ser um mecanismo de segurança nacional revela-se como uma verdadeira centelha para um embate de super-heróis nunca antes visto na história. A comunidade mutante se dividia de um lado e de outro, prestes a iniciar um conflito sem precedentes.
            Cada mídia possui seus traços peculiares que ora esclarecem, ora dificultam numa melhor compreensão da história. Essa versão contada em prosa permite que o leitor tenha maior acesso aos detalhes narrativo-descritivos e compreenda melhor o contexto no qual os conflitos surgem ou se resolvem. Por outro lado, uma vez que as histórias dos super-heróis da Marvel possuem raízes nas histórias em quadrinhos, caberá ao leitor forçar a imaginação para construir os personagens ou mesmo pesquisar para entender como se vestem, quais são seus poderes, qual a sua gênese. Neste ponto, o livro talvez soe como continuação de outra história, uma vez que, eventualmente, parece fazer remissão a acontecimentos pretéritos, dando ao leitor a impressão de que precisava ter lido um volume anterior para compreender o desenrolar da história, ainda que seja um enredo isolado, sem relação com outras histórias.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Guerra Civil
Subtítulo: uma história do universo Marvel
Autoria:    Stuart Moore
Editora:    Novo Século Editora
Ano:         2014
Local:       Barueri
Série:       Série Marvel
Gênero:    Aventura

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2016:

Nenhum comentário:

Postar um comentário