sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Imperador: os portões de Roma (Conn Iggulden)

            Fazendo um paralelo, podemos comparar a série O Imperador a outras séries de sucesso como Ramsés (Christian Jacq) e Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell). Assim como as outras, Conn Iggulden busca reconstruir um período emblemático, nesse caso, o romano, de uma forma romanceada, tentando explicitar o sucesso do império através da narrativa das vidas de seus personagens desde a infância. Nesse sentido, o livro se torna um material lúdico de aprendizagem e informação sobre esse importante recorte histórico.
            O objetivo da série iniciada com essa obra é contar a história da ascensão do imperador mais famoso de todos os tempos: Júlio César. Portanto, o autor foca na estória de dois garotos, Caio Júlio César e Marcus Brutus, que viviam em uma das muitas áreas rurais do que viria a ser o território romano. Caio era filho do poderoso senador Júlio César, figura atuante na vida política de Roma, fato pelo qual muito se esperava também de seu filho. Marco era filho bastardo, cuja esperteza e sagacidade se destacavam como suas principais características. Nutria grande amor pela família e principalmente por seu irmão, com quem firmara uma amizade selada a sangue.
            A primeira visão vislumbrante que os garotos tiveram da poderosa Roma foi quando foram levados para assistir a um duelo de gladiadores. Aquele espetáculo atroz significara muito mais do que uma luta de valentia e sobrevivência, mas suscitara neles os ideais de tornarem-se grandes cidadãos dispostos a se sacrificarem pelo império. O autor enfatiza também as várias belezas arquitetônicas e de engenharia, bem como o lado podre da Roma Antiga, com seus mendigos, sujeira, mercadores ávidos por riqueza e assaltantes perigosos espalhados em suas esquinas, fruto de uma cidadania nefasta. Nessa viagem os garotos também conheceriam um gladiador que, mais tarde, teria papel crucial em seu treinamento como combatentes: Rênio.
            Como parte essencial do contexto, há a abordagem do tio de Caio, Mário, um importante cônsul romano. Filho amado de Roma, ele seria uma figura importante para que os garotos ascendessem em suas vidas e também se tornassem os importantes personagens que viriam a ser. Ambicioso e excelente estrategista, suas pretensões entrariam em conflito com outro cônsul romano, Sila. O embate conduziria a uma das mais sangrentas guerras do período romano.
            A convivência dos garotos, à medida que cresciam, os conduziria a fazerem escolhas decisivas. O sucesso do império fora construído sobre os pilares de conquistas bárbaras e jogadas políticas decisivas. Não obstante, a inveja e o ódio de outros povos e civilizações desafiariam constantemente o poderio político e militar daquela que se destacava entre as mais altas colinas. Tais fatos repercutiriam diretamente naquela amizade, fazendo com que o tempo os obrigasse a tomarem novos rumos em suas vidas.
                        O sucesso da série que esse livro inicia foi impulsionado também por outro evento: o lançamento do filme Gladiador em 2000. A proposta do autor em contar a história romana a partir da infância de seus mais importantes personagens torna esse livro um convite a imergir na cultura daquela época. A narrativa é recheada de descrições sobre os costumes, os lugares, as estratégias militares, as tramas políticas sem aquele peso arrastado que muitas das vezes os livros de história impõem sobre seus leitores. É certo que, por ser uma estória, não traduz fielmente a história. Contudo, a expectativa de conhecimento que ele suscita no leitor não decepciona.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Imperador, O
Subtítulo: os portões de Roma
Autoria:    Conn Iggulden
Editora:    Record
Ano:         2014
Local:       Rio de Janeiro
Edição:     15ª
Série:       Imperador, O - Vol. I
Gênero:    História | Épico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário