quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Inferno (Dan Brown)

            Mais um sucesso de vendas literário que foi adaptado para as telas do cinema, Inferno é a quarta aventura do ilustre professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon, que consagrou Dan Brown como um autor de sucesso.
Os livros anteriores das aventuras vividas por Robert Langdon – Anjos e Demônios, O Código Da Vinci e O Símbolo Perdido – trouxeram temas polêmicos que atacavam diretamente a doutrina da Igreja Católica. Nesse novo volume, os aspectos da religião e do sagrado permanecem, porém dão à ciência o seu lugar de destaque na trama que a narrativa apresenta, de forma que a história possui uma teoria que é seu eixo central: o crescimento populacional e suas implicações para o futuro da humanidade.
Robert Langdon acorda em um hospital e logo se vê lançado em uma fuga desenfreada, tendo por companhia Sienna Brooks, médica superdotada e agente secreta. A amnésia que sofrera o impedia entender o porquê vinha sendo perseguido e principalmente o motivo pelo qual, por pouco, não havia perdido a vida em meio a um tiroteio. Nesse ínterim, Sienna lhe revelaria grande parte das últimas horas cruciais que Langdon não conseguia rememorar.
O grande artefato nas mãos de Robert dessa vez era uma cápsula que projetava o chamado “Mapa do Inferno”, uma pintura famosa de Botticelli, que retrata um dos capítulos da aclamada obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia. Contudo, o mais intrigante era que a imagem havia sido adulterada, de forma que uma mensagem misteriosa pudesse ser vista: “Cercatrova”. Era o enigma deixado por um emblemático geneticista cujas ideias apocalípticas eram o motor da ameaça que os protagonistas tentavam evitar.
Bertrand Zobrist, morto por suicido na noite anterior ao dia em que toda a história se desenvolve, era um cientista que cria piamente na Teoria Malthusiana, segundo a qual o crescimento desmedido da população não seria acompanhado pelos recursos existentes no planeta para garantirem a sobrevivência de todos. Dessa forma, a solução, ainda que trágica, seria uma redução significativa do número de habitantes ou o impedimento de que novos indivíduos nasçam. Adepto ao transumanismo, tal corrente apoiava todas as mais avançadas tecnologias para que o ser humano pudesse atingir a perfeição. Dessa forma, um extermínio em massa talvez fosse a solução, em curto prazo, mais viável para expurgar o mundo.
As investigações de Langdon e Sienna levariam à descoberta de um possível vírus criado por Zobrist, que seria o início do processo de expurgo da humanidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) na pessoa de sua presidente, Dra. Elizabeth Sinskey, também tinha interesses na descoberta do local que Zobrist escolhera para disseminar seu agente infeccioso. Para tal, colocara o Agente Brüder, membro do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) na cola dos fugitivos, confiada na capacidade intelectual de Langdon e na sagacidade da perspicaz Dra. Brooks.
A narrativa é cuidadosamente construída e enriquecida com aspectos históricos e geográficos minuciosamente pesquisados que fornecem maior credibilidade aos temas abordados. Assim como fez ao construir suas histórias tendo como espaço cidades famosas – Vaticano, Paris, Washington - como um acompanhamento de sua louvável criatividade, a história escrita por Dan Brown nesse livro brinda o leitor com a apresentação turística de mais uma importante cidade do contexto mundial: Florença. Literatura, arte e história dão os contornos de uma narrativa em que não falta suspense e principalmente informação. Não é por acaso que mergulhar em um dos livros de Dan Brown acaba por ser uma forma lúdica e ricamente prazerosa de aprender mais sobre a história da humanidade e o significado de alguns ícones que ela criou. Aqueles que esperam uma solução para o problema que a narrativa encerra, talvez se decepcionem com o final. Seria ele apenas um convite à reflexão ou uma janela para uma continuação ainda mais envolvente? Opiniões à parte, o certo é que o autor deixou seus leitores insatisfeitos com esse gosto de quero mais.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Inferno
Autoria: Dan Brown
Editora:  Arqueiro
Ano:       2013
Local:     São Paulo
Gênero:  Ficção científica | Suspense

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2016:




Nenhum comentário:

Postar um comentário