sábado, 3 de setembro de 2016

Breve História dos Vikings (Manuel Velasco)

            O livro em questão foi escrito por um fotógrafo e escritor espanhol autor de vários títulos e especialista em história, principalmente história Escandinávia. Em um resumo bastante condensado Manuel Velasco perpassa pelos principais pontos relacionados à cultura, religião, história, escrita e sociedade do povo viking.
            Os vikings foram um povo cuja história durou poucos séculos (do séc. VIII ao XI d.C). Mesmo assim, o legado que deixaram para a humanidade perpassou todas as eras, chegando até os dias atuais como um passado a ser relembrado com orgulho e gratidão.
            A Era Viking iniciou em uma pequena ilha do noroeste da Inglaterra – Lindisfarne – por volta do ano 793, quando um grupo de bárbaros assaltou um monastério cheio de objetos de valor. Nesse episódio já se destaca uma importante característica desse povo o qual era especializado em saques e tomadas de assalto. Consequentemente, semelhante marca espalhava o medo, de forma que os povos se dirigiam aos céus com uma prece famosa: “A furare normannorum liberanos Domine” (da fúria dos homens do norte, livrai-nos Senhor).
            O autor desconstrói uma imagem comumente associada à civilização viking: o uso de chapéus com dois cornos. Talvez, essa associação se deva ao costume que os vikings tinham de sempre trazerem pendurado na cintura um chifre que usavam como recipiente para tomar líquidos. Contudo, não há referências de que esse objeto tenha sido adaptado para um chapéu.
            O livro divide-se em três partes básicas: 1ª) A Era Viking; 2ª) Mitologia Viking; 3ª) Anexos. Manuel Velasco descreve os traços mais significativos desse povo emblemático que entrou para a história como símbolo de valentia e bravura. Interessante observar alguns pontos como as prerrogativas que a mulher possuía na sociedade viking, bem como o respeito, sendo que uma
Embarcação viking no
Museu de Oslo (Noruega)
agressão que provocasse ferimentos seria suficiente para o pedido de divórcio. A atividade agrícola e o artesanato constituem fatores importantes para o desenvolvimento do povo viking. Contudo, o maior destaque são as navegações marítimas, onde os vikings se erguem como especialistas na construção de embarcações. Sua perícia no campo náutico aliado às incursões nos assaltos fizeram com que eles fossem tidos como especialistas na prática de pirataria.
            No que diz respeito à religião, as crenças dos vikings eram povoadas por seres mitológicos, sendo essencialmente uma religiosidade politeísta. Odin era considerado o deus supremo e Thor era invocado como símbolo de proteção. O processo de cristianização da Europa afetou também a civilização viking e sua disseminação, aliada aos diversos conflitos entre ingleses e normandos durantes os séculos XI e XII, contribuíram definitivamente para desintegração da sociedade viking. Desde então, os vikings são lembrados apenas nos livros de história, como também em alguns importantes museus a eles dedicados na Inglaterra, Suécia e Noruega.
            Esse livro é um aperitivo agradável a quem deseja conhecer em linhas gerais uma pequena parte da cultura Escandinávia e da história desse povo tão importante na civilização europeia. A curta existência dos vikings não impediu que espalhassem suas tradições por vários países europeus, de forma que sua expansão se deu ao longo da Península Ibérica, chegando até a Rússia, onde criaram as bases do que viria a se tornar o Império Russo. Com uma expansão de tamanha magnitude para o primeiro milênio da história pós-cristã é possível compreender o temor que reis e camponeses tinham ante a possibilidade de um ataque desse povo ávido por aventuras.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Breve História dos Vikings
Autoria:  Manuel Velasco
Editora:  Versal
Ano:       2013
Local:     Rio de Janeiro
Série:     Breve História - Vol. I
Gênero:  História

Nenhum comentário:

Postar um comentário