sexta-feira, 6 de maio de 2016

The Walking Dead: aqui permanecemos (v.9) (Robert Kirkman)



            O ataque intempestivo de Philip à prisão causou não só a destruição do espaço físico do lugar, antes considerado como o mais seguro até então, como também a destruição irreparável de laços afetivos. O grupo de Rick novamente estava separado e sujeito aos perigos do terror zumbi. Tecendo os passos da reorganização dos sobreviventes, esse volume aborda essencialmente a trajetória de Rick, Carl e Michonne.
            Após uma fuga desenfreada para se manterem a salvo da manada de zumbis, Rick e Carl procuram um lugar seguro para passarem a noite e encontram uma residência abandonada nas proximidades. Os dois estavam arrasados por terem perdido Lori e Judith de forma tão abrupta e repentina. Não bastasse o torpor emocional, Rick também sente dores estranhas, provavelmente oriundas do tiro que levou e, após tomar alguns antibióticos, desmaia por dois dias seguidos, o que leva seu filho a pensar que ele estivesse morto. Carl se põe a refletir sobre todo o ocorrido, pensando que seu pai falhara na missão de proteger ao grupo e a si mesmo e se revolta por ter um pai tão negligente. Quando Rick estava acordando, Carl pensa que ele estivesse se transformando em um errante e por pouco não o mata.
No dia seguinte, pai e filho decidem sair para procurar mantimentos e outro lugar mais seguro. Contudo, Rick ouve o som de um telefone tocando dentro da casa e volta para atender. De início, uma mulher fala que pertencia a um grupo que estava buscando por sobreviventes. Depois, a mesma mulher se identifica como sendo Lori, a falecida esposa de Rick. São sinais claros da carga de estresse que estava o abatendo, levando-o ao delírio. E assim, Rick coloca o telefone em uma mochila e parte junto com Carl. Eles veem um homem sendo atacado por um grupo de errantes e, nada podendo fazer para livrá-lo, somente pegam seu carro. No caminho, são surpreendidos pelo reencontro com Michonne. O trio segue sua trajetória sem rumo definido, cuja meta principal é manterem-se a salvo. Posteriormente, ocorre o reencontro com Maggie e Gleen. No entanto, o aparecimento de três pessoas mudaria completamente os planos de sobrevivência de todos: eram Eugene, Abraham e Rosita. Mesmo estando armados, os três não pareciam tão nocivos e, além do mais, diziam-se sabedores das razões pelas quais o mundo estava imerso naquele caos.
O clima desse volume é dominado pela desilusão. A carnificina causada pelo ataque a prisão minou as expectativas individuais e coletivas que o grupo nutria de criarem um oásis de paz, mesmo imersos no terror hostil que a praga zumbi disseminara. O caminhar sem direção de Rick e Carl reflete bastante esse desfoque, uma vez que as pessoas mais importantes pelas quais valia a pena continuar lutando e defendendo agora nada mais eram do que uma cifra a somar no número infinito de mortos famintos e ferozes.
A questão emocional é amplamente abordada. Vemos que Rick chega ao extremo de suas forças, tanto físicas quanto psíquicas. O cara que era tido como sendo o durão do grupo e o líder eficaz chega à exaustão, derrotado pela experiência traumatizante que foi o ataque a prisão e, principalmente pela a perda de sua esposa e filha recém-nascida. Por outro lado, Carl, antes concebido como o garotinho indefeso e inocente, aos poucos vai demonstrando um processo de amadurecimento e independência, à medida que sente a urgência instintiva desse auto-encorajamento, ainda que sinta muita necessidade da presença acalentadora do pai.
Uma nova fase é inaugurada, com o desfecho trágico das façanhas atrozes cometidas pelo Governador. Além do mais, a possível descoberta da causa do terror apocalíptico poderia significar também caminhos para eliminar o mal e iniciar a reconstrução do mundo. Enfim, trata-se de uma temporada de incertezas que leva o resto dos sobreviventes a rever sua caminhada e buscar uma boa dose de resiliência para que possam seguir adiante com a vida. Ou seria mais adequado dizer, ao menos por enquanto, sobrevida...

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Walking Dead, The
Subtítulo:  aqui permanecemos (v.9)
Autoria:     Robert Kirkman / Charlie Adlard
Editora:     HQM Editora
Ano:          2012
Local:        São Paulo
Série:        Mortos-vivos, Os - Volume IX 
Gênero:     Zumbi | Suspense | História em quadrinhos 

Confira um trecho da série televisiva lançada pela AMC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário