terça-feira, 5 de abril de 2016

Bruxos e Bruxas (James Patterson / Gabrielle Charbonnet)



            James Patterson é mundialmente famoso por seus livros de suspense. Nessa obra, ele se une a Gabrielle Charbonnet para iniciar uma série voltada para o público adolescente, que logo logo figurou entre as listas dos mais vendidos nos Estados Unidos e outros países.
            Com num súbito pesadelo, certa noite a casa da família Algood é invadida por um pelotão de guardas que aprisionam os irmãos adolescentes Whitford (Whit) e Wisteria (Wisty). Os jovens são levados a uma espécie hospital psiquiátrico onde são confinados em uma cela sem qualquer motivo. A única justificativa era que aqueles dois eram bruxos perigosíssimos e procurados pela Nova Ordem (N.O.). A Nova Ordem era uma espécie de novo governo que instituiria um futuro que substitui as liberdades corruptas e ilusórias das chamadas democracias por uma disciplina muito maior. Nesse governo, livros, internet, músicas, arte e beleza eram considerados condenáveis e qualquer adolescente menor de 18 anos era potencialmente suspeito de conspiração. O mundo já não era mais o mesmo e, além de aprenderem a lidar com os poderes mágicos intrigantes que os irmãos repentinamente adquiriram, a principal questão era saber o que fora feito de seus pais.
            O governante supremo da N.O. era O Único que É O Único e Ezequiel Raiwa era o juiz que julgava pessoas e, principalmente, crianças. Um dos colegas de escola detestáveis dos irmãos, Biron Swain, servia àquela facção sob o cargo de Informante Júnior. Auxiliados pela namorada de Whit, Célia, que morreu e se transformara em uma Meia-luz (um tipo de fantasma que podia se comunicar com os vivos), Whit e Wisty conseguem fugir do Hospital Psiquiátrico para a Terra das Sombras. A partir de então eles entendem que podiam transitar pelas diversas dimensões e que o limite entre o mundo e o submundo já não era tão misterioso quanto antes. Bastava ser um Curvo para conseguir passar pelo tecido que separava as dimensões. Junto com eles alguns amigos também passaram e noticiaram-lhes a respeito de determinada profecia, a qual previa que eles um dia irão reinar, além de outros dizeres mais. Contudo, a maior preocupação ainda era descobrir o que tinha acontecido com seus pais. Whit e Wisty teriam de aprender a lidarem com seus poderes para salvar outras centenas de crianças mantidas sob o jugo da Nova Ordem e finalmente irem ao encontro de toda a verdade sobre a família Algood.
            Essa obra possui uma trama inteiramente fantasiosa, aproximando-a de outros títulos e personagens famosos do mesmo gênero que, ironicamente, são parodiados pelos autores: "O Ladrão de Trovões" (Percy Jackson); "A Invenção de Bruno Genet" (Hugo Cabret); "Harry Podre e a Ordem dos Idiotas" (Harry Potter); "Saga Aurora" (Saga Crepúsculo). Não é a toa que o sucesso de público ocorre entre os leitores juvenis. Os capítulos curtos em primeira pessoa (ora Whit, ora Wisty narram suas aventuras) torna a leitura bastante fluente e rápida. Por outro lado, esse primeiro volume não deixa pistas suficientes para que o leitor tenha uma resposta sobre como começou o império da Nova Ordem ou o que fez com que jovens comuns de repente adquirissem poderes mágicos. Contudo, estabelecer um comparativo entre essa série que se inicia com esse livro e as outras séries mundialmente consagradas, deixará claro uma diferença enorme entre elas e características peculiares que orientaram a preferência por uma ou outra. Os fãs dos livros de James Patterson que estão acostumados a tramas com tons de suspense mais sérios talvez se decepcionem ao verem seu autor escrevendo de forma tão fantasiosa. Ou mesmo descubram outra face de um autor que indiscutivelmente está no topo do ranking de best-sellers mundiais.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Bruxos e Bruxas
Autoria: James Patterson / Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Ano:      2013
Local:    Ribeirão Preto
Série:    Bruxos e Bruxas - Livro I
Gênero: Infanto-juvenil | Aventura | Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário