sexta-feira, 15 de abril de 2016

A Guerra dos Tronos: graphic novel (v.2) (Daniel Abraham / George R. R. Martin / Bruno Dorigatti)



            Esse é o segundo volume do romance gráfico que ilustra a história contada no livro A Guerra dos Tronos, primeiro volume da série Crônicas de Gelo e Fogo. Com todas as peculiaridades que uma história em quadrinhos conserva, os criadores conseguem ser coerentes com o enredo original fazendo com que essa mídia seja tão envolvente quanto o calhamaço escrito por George R. R. Martin. Críticas à parte, essa é uma excelente opção para quem deseja um panorama geral dessa série que já é um clássico consagrado da literatura contemporânea.
O volume reúne seis capítulos. Talvez o maior enfoque seja o torneio organizado em Porto Real, a fim de comemorar a nomeação de Eddard Stark como novo Mão do Rei, a função mais importante no mundo de Westeros depois daquela exercida pelo próprio rei. Contudo, os mistérios em torno da morte do Mão anterior, Jon Arryn, levantavam fortes suspeitas de uma conspiração para que ele fosse assassinado, objetivando interesses escusos. Além disso, alguém cometera um atentado à vida do filho de Eddard, Bran Stark, em que a vida do garoto fora poupada, mas ele ficou com as pernas paralisadas. Os campeões do torneio conseguiriam o intento de desviar a atenção do público pela diversão, enquanto uma gama de traições era planejada nos bastidores.
Em outro plano, a esposa de Eddard, Catelyn Tully, durante uma viagem, aprisionara o principal suspeito de assassinar Jon Arryn: Tyrion Lannister, conhecido como duende, devido a seu porte anão e sua perspicácia. Catelyn levaria o anão até a esposa de Jon Arryn a fim de que ela mesma fizesse o julgamento e lhe desse a sentença mais conveniente.
            O Rei Robert Baratheon adorava atividades de caça a javalis. No entanto, essa atividade é a circunstância em que ele é ferido mortalmente, deixando o trono vago. Antes de morrer, ele nomeia Eddard Stark como novo rei, até que seu filho Joffrey atingisse a maturidade necessária para governar os Sete Reinos. Porém, nessas circunstâncias a esposa do rei, Cersei Lannister acusa Eddard de forjar a morte de Robert e falsificar o testamento, a fim de elevar sua família ao poderoso trono de ferro. O volume encerra com a imagem trágica de Eddard ferido na perna, quando é preso pelos guardas de Porto Real. Estavam lançados os eventos de desequilíbrio entre as casas de Westeros, fecundando uma guerra sem precedentes entre o Norte e o Sul.
            Paralelamente, também é contada a história de Daenerys e Khal Drogo. Ela estava grávida e, devido a suas origens e ao brasão de sua casa (um dragão), era esperado o nascimento do “garanhão que monta o mundo”, aquele que finalmente recuperaria o trono e governaria os Sete Reinos. Também são retratadas as vivências do filho bastardo de Eddard, Jon Snow, em sua vida na Muralha junto à ordem juramentada dos Patrulheiros da Noite.
            Assim como no primeiro volume, esse também conta com um apêndice sobre a construção da graphic novel. Dessa vez é mostrado um making of da cena do Torneio, que retrata bem o passo a passo da idealização e construção do episódio. É apenas uma demonstração de como foi feita uma pequena parte de um todo maior, visando destacar as minúcias e detalhes do trabalho dos artistas. Uma prévia das imagens do primeiro capítulo do Volume 3, servem como um pequeno aperitivo àqueles que vem se divertindo com a saga.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Guerra dos Tronos 2, A
Subtítulo: graphic novel
Autoria:    Daniel Abraham / George R. R. Martin /  Bruno Dorigatti
Editora:    Casa da Palavra
Ano:         2013
Local:       Rio de Janeiro
Série:       Guerra dos Tronos HQ - Volume II
Gênero:    Aventura | Ficção fantástica | História em Quadrinhos

Confira o trailer da série lançada pela HBO em 2011:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário