sábado, 26 de março de 2016

A Revolução dos Bichos (George Orwell)



            Originalmente lançado em 1945 esse livro se enquadra na lista dos livros mais influentes de todos os tempos e leitura obrigatória no rol dos clássicos mundiais. Como seu próprio autor se referiu, trata-se de um "conto de fadas" da vida real, onde a história visa fazer uma crítica ao sistema político dominante, focado na Revolução Russa de 1917.
            O Major era um velho porco de uma fazenda que, às vésperas de sua morte revela a todos os animais o sonho que teve: o dia em que os animais finalmente se libertariam do jugo de dominação dos humanos. A ideia logo contagiou a todos que cantaram em uníssono o hino da revolução "Bichos da Inglaterra". Porém o destino fora ingrato com o Major, que morreu três dias depois, ficando a missão de liderar a revolução para os porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que se julgavam mais inteligentes que os outros animais. A tomada do controle da fazenda se deu quando o proprietário Sr. Jones esqueceu-se de alimentar os bichos, de forma que foi expulso de suas terras. A Granja do Solar era agora a Granja dos Bichos e os animais selaram seu triunfo com a edição de sete mandamentos que encerravam os Princípios do Animalismo e deveriam ser observados por todos. Porém, para aqueles animais menos astutos bastaria compreender um único mandamento o qual rezava: "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
            Os humanos tentaram a retomada da fazenda naquela que ficou conhecida como Batalha do Estábulo. O porco Bola-de-Neve lutara bravamente para assegurar o domínio dos animais e tivera a ideia de construir um moinho de vento que garantisse aos animais a energia que necessitavam para que a fazenda progredisse. O porco Napoleão, inflado de inveja pelo sucesso do companheiro, dissemina ideias de que ele era um traidor e expulsa Bola-de-Neve da fazenda, tornando-o inimigo número um dos animais e apropriando-se de suas melhores ideias. Napoleão também promove modificações sutis nos Princípios do Animalismo, de forma que os porcos dirigentes da fazenda teriam regalias não estendidas aos outros bichos. A principal justificativa, incrivelmente aceita por todos, era de que os porcos gastavam muita energia com o trabalho intelectual de buscar melhorias para todos. Daí a necessidade de que tivessem mais conforto.
            O cenário que sucede os fatos é o dos animais que trabalham duro na construção do moinho, principalmente o cavalo Sansão cujas máximas mais famosas eram "Napoleão tem sempre razão" e "Trabalharei ainda mais". O moinho chega a ser terminado por duas vezes e também destruído por duas vezes devido às investidas dos humanos que não davam crédito à sagacidade dos animais. Enfim, o episódio mais marcante da história é quando as forças de Sansão se esgotam e, sob as alegações de que seria levado para tratamento da saúde, os porcos o entregam a um abatedouro de cavalos para livrarem-se definitivamente daquele inútil e inservível animal.
            A obra de Orwell questiona diretamente o eterno conflito entre aristocracia e proletariado expresso nas ideias do pensador Karl Marx. Ela reflete o contexto de dominação de uma classe sobre a outra bem como a cegueira do lado mais fraco que cede ao fardo que os porcos impõem sobre os ombros dos animais. O cavalo Sansão é a representação perfeita da exploração em cima do trabalhador que não possui qualquer valor, principalmente quando está mais debilitado. O ápice dessa dominação é incrivelmente retratado no episódio final, quando os animais veem pela janela o interior da casa do Sr. Jones, onde os porcos festejavam com os senhores Frederick e Pilkington, donos das granjas vizinhas, um acordo que haviam celebrado. Essa cena emblemática é o ápice de toda a obra e sua conclusão, onde era difícil distinguir se os porcos tinham virado homens ou se eram os homens que tinham virado porcos.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Revolução dos Bichos, A
Subtítulo: um conto de fadas
Autoria:    George Orwell
Editora:    Companhia das Letras
Ano:         2007
Local:       São Paulo
Edição:     1ª
Gênero:    Sátira
 
Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1999:

Nenhum comentário:

Postar um comentário