segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

The Walking Dead: nascidos para sofrer (v.8) (Robert Kirkman)



A edição anterior - Momentos de Calmaria - terminou com uma imagem chocante do Governador ordenando um ataque maciço à prisão. Desse modo, saciando as inúmeras perguntas que os leitores estariam fazendo a respeito de como foi possível que ele sobrevivesse, essa edição começa com um flashback dos fatos que sucederam ao encontro do Governador desfalecido e mutilado, passando por sua recuperação, seu discurso vigoroso em Woodbury e a organização de uma frente de retaliação contra Rick e seu grupo. Os fatos elencam-se àqueles narrados no volume anterior quando os capangas de Woodbury ouvem uma explosão na Estação da Guarda Nacional e, ao checarem, deparam-se com seus companheiros mortos. O que sucede após isso é aquilo que foi narrado nos volumes da edição anterior.
Tentando dar mostras de misericórdia – uma ironia no caso desse sujeito -, Philip Blake (Governador) oferece ao grupo de Rick a possibilidade de rendição. Tal estratégia na verdade era uma tentativa de eliminar mais facilmente aquelas pessoas, sem causar danos à estrutura do prédio que, em meio ao crescente número de errantes, era o local mais seguro nas imediações de Atlanta. Muito embora estivessem em número e poder de fogo bastante reduzido em relação ao grupo do Governador, Rick decide fazer resistência àquele sádico, mesmo sabendo do que ele era capaz para alcançar seus intentos. Incrivelmente eles conseguem afugentá-los, ainda que temporariamente.
Mesmo com o ataque incisivo, o grupo de Woodbury sofreu baixas significativas que forçaram um recuo emergencial. Quanto ao grupo da prisão, Andrea e Axel foram baleados com menor gravidade e Rick fora atingido, exigindo maior atenção. O receio por um novo ataque faz com que Andrea, Dale, Glenn e Maggie fujam levando as crianças (exceto Judith e Carl). Por outro lado, Michonne e Tyreese decidem seguir a força ofensiva pela mata, a fim de causar alguns estragos nos sobreviventes. A iniciativa não obtém o efeito esperado... O resultado é uma arma secreta do Governador, que captura Tyreese e o coloca Tyreese como refém, testando mais uma vez o poder decisório de Rick, frente a situações de extrema pressão psicológica. O plano termina com a morte de Tyreese e o início de uma carnificina sem precedentes onde morrem diversos personagens importantes: Axel, Patrícia, Billy, Alice, Lori, Hershell, Judith e, finalmente... o Governador. Desse modo, finaliza de vez a longa estadia dos sobreviventes naquele presídio, com uma nova separação do grupo.
Um ponto importante já no início desse volume é o cruzamento entre a história em quadrinhos e a franquia de livros da série The Walking Dead escrita por Robert Kirkman em parceria com Jay Bonansinga. Como Alice e o Dr. Stevens haviam fugido, o único habitante de Woodbury que possuía conhecimentos médicos suficientes para tratar as múltiplas feridas do Governador era o bêbado Bob Stookey, já que havia servido no exército norte-americano, ainda que por curto prazo. Esse personagem está presente no segundo volume da série “O Caminho para Woodbury”. A autora do disparo que eliminou de vez o Governador, Lily, também tem sua história contada nesse livro e no seguinte “A Queda do Governador – Parte Um”

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Walking Dead, The
Subtítulo: nascidos para sofrer (v.8)
Autoria:    Robert Kirkman / Charlie Adlard
Editora:    HQM Editora
Ano:         2012
Local:       São Paulo
Série:       Mortos-vivos, Os - Volume VIII 
Gênero:    Zumbi | Suspense | História em quadrinhos

Confira um trecho da série lançada pela AMC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário