terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Joanne K. Rowling)



      As revelações trazidas pela profecia fizeram com que Harry Potter recebesse o apelido de "O Eleito" na Escola de Hogwarts. Gozações à parte, o garoto encontrava-se extremamente abatido pela perda do padrinho Sirius Black no ano anterior, algo que poderia ter evitado através dos aprendizados de Oclumência. Na escola, contudo, reinava um clima de insegurança. Com indícios suficientes de que Lorde Voldemort e seus Comensais da Morte estavam à solta, o Ministério da Magia reforçara a segurança dentro e fora dos limites de Hogwarts, além de promover a revista de todos os alunos, quando de sua chegada para mais um ano letivo.
      O novo ano escolar trazia novidades: os garotos poderiam cursar a matéria de "Poções" com o novo professor Horácio Slughorn, o qual Harry conhecera antes mesmo de chegar à escola. Por não possuir o livro necessário para a disciplina, Harry consegue um volume emprestado, o qual continha diversas anotações de um "Príncipe Mestiço" misterioso. Mistérios à parte, Harry consegue suas melhores notas e o apreço do professor nessa matéria, superando até mesmo Hermione, inconformada que o sucesso do amigo perpassasse o teste de poções cujo impacto dos efeitos lhe eram completamente desconhecidos. Por outro lado, a disciplina de Defesa Contra as Artes das Trevas também possuía um novo mestre: Severo Snape. Nessa matéria, Harry encontraria grande dificuldade por estar diante de seu professor mais detestável em Hogwarts.
      Nessa edição, os conflitos amorosos característicos da adolescência também ocupam o dia a dia em Hogwarts. Zombado por Gina, Gui e Hermione, Rony decide iniciar um namoro às pressas com Lilá Brown para provar a todos que não tinha problemas com as garotas. Por outro lado, Harry conserva suas esperanças de que um dia seus sonhos dourados com Gina tornar-se-iam realidade.
      Alvo Dumbledore convoca Harry para reuniões semanais que, segundo ele, eram de extrema importância. Nestas, os dois mergulham na penseira, onde Harry consegue revelações bombásticas sobre a morte de seus pais e a gênese do fenômeno do mal, Lorde Voldemort. Em contrapartida, caberia a Harry também fazer algumas descobertas úteis envolvendo Horácio Slughorn. Ademais, alguns sumiços repentinos de Draco Malfoy intrigavam Harry, uma vez que nem mesmo o Mapa do Maroto era capaz de localizá-lo. Não obstante, um atentado contra a vida de uma garota e, posteriormente contra Rony Weasley colocaria todos em estado de alerta, uma vez que a ameaça parecia não vir somente de fora, como também de dentro.
      Após obter conhecimento sobre as "Horcruxes", Dumbledore decide levar Harry para uma missão perigosa, embora necessária. As horcruxes seriam uma espécie de magia das trevas na qual o bruxo dividiria sua alma em quantas partes desejasse, visando perpetuar sua existência. Lorde Voldemort teria feito isso, de forma que era necessário encontrar todos os objetos que continham as partes de sua alma e destruí-los, a fim de derrotar definitivamente o maior vilão do mundo bruxo. A empreitada quase custara a vida do diretor de Hogwarts, mas, obediente Harry levara a missão até o fim. Todavia, nada se comparava ao que lhes esperava em seu retorno a Hogwarts quando encontrariam a escola invadida pelos terríveis Comensais da Morte. As artimanhas de Malfoy finalmente seriam reveladas, bem como a identidade do Príncipe Mestiço. Porém, um incidente provocaria o assassinato de Alvo Dumbledore, por um dos professores em que mais depositava sua confiança: Severo Snape. A continuidade do funcionamento de Hogwarts no ano seguinte estava ameaçada e a fúria de Harry movia-o a uma nova e mais nobre missão: derrotar definitivamente Lorde Voldemort para honrar a memória do maior diretor de todos os tempos que aquela escola um dia possuíra.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autoria:  Joanne K. Rowling
Editora:  Rocco
Ano:       2005
Local:     Rio de Janeiro
Edição:   1ª
Série:     Harry Potter - Livro VI 
Gênero:  Infanto-juvenil | Aventura | Fantasia 

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2009:


Nenhum comentário:

Postar um comentário