domingo, 6 de dezembro de 2015

O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)



         Esse livro inaugura a trilogia A Crônica do Matador do Rei, com uma história recheada de reviravoltas e surpresas. Numa aproximação bastante grosseira, há quem a compare à saga Harry Potter, porém numa versão inteiramente adulta. Não faltam elementos que possam indicar certa semelhança, como a presença de criaturas míticas, mágicas produzidas mediante alquimia e a própria história do garoto protagonista. Contudo, qualquer semelhança é mera coincidência, já que no geral, as duas obras apresentam ficções inteiramente distintas.
         Existem dois planos diferentes em que a vida do protagonista é narrada, em tempos e espaços diferentes. Kvothe é o dono da hospedaria Marco do Percurso que, recentemente, vinha recebendo clientes inusitados os quais afirmavam que criaturas demoníacas tinham sido capturadas na cidade. Um deles em especial, um caminheiro errante identificado com Cronista, chega à pousada e descobre que Kvothe era o personagem lendário de muitas histórias que já ouvira a seu respeito. Nesse ínterim, Kvothe recorda as memórias de seu passado sofrido para que o Cronista as redija e compreenda o porquê ele se tornara uma figura famosa nos arredores de Tarbean e Imre. Além do próprio Cronista, o criado de Kvothe também se torna um de seus admirados ouvintes.
         Kvothe era um garoto feliz com uma família que o amava. Eles pertenciam a uma trupe de artistas de nome Edena Ruh, grandes mestres das artes cênicas. O menino tinha também um amigo mais velho, Abenthy, que de tanto falar sobre uma tal Universidade, fecundara em Kvothe o sonho de um dia estudar lá. Durante uma noite comum, a vida de Kvothe sofre uma reviravolta, quando seus pais e outros membros da trupe são cruelmente assassinados por um grupo misterioso conhecido como Chandriano. Esse episódio poderia significar o fim de uma trajetória bem sucedida em um caminho promissor, não fosse a persistência e a garra inerentes àquele rapaz. Para sobreviver à vida de órfão, Kvothe torna-se de peregrino a mendigo, mas sem jamais perder a dignidade e esperança de conseguir vencer.
         Mais do que o próprio bem-estar, ao sobreviver Kvothe buscava um dia esclarecer a verdade sobre o assassinato de seus pais. Passados alguns anos, ele consegue reunir alguns míseros trocados e parte rumo à Universidade, onde havia informações preciosas à respeito do Chandriano. Lá, sua inteligência e sagacidade fizeram-no ser aprovado nos testes admissionais. Era sua iniciação nas artes da alquimia e dos nomes das coisas, que um dia poderiam levá-lo a se converter em um arcanista pleno. Todavia, a Universidade era um ambiente hostil e cheio de vaidade. Kvothe não era simpático a todos os professores e uma briga com um dos alunos, Ambrose Dazno, selara uma inimizade perigosa. Além disso, os recursos financeiros de Kvothe eram escassos, de forma que o tempo de sua permanência ali era incerto. A música era uma de suas grandes paixões e, ao conseguir comprar um alaúde mediante um empréstimo, ele arrendava alguns trocados em algumas apresentações, o que permitiria prolongar por algum tempo seus estudos.
         Kvothe era talentoso em muitas áreas, mas não nos relacionamentos amorosos. Em uma apresentação ele conhecera Denna, uma garota encantadora que já havia cruzado seu caminho em outra ocasião, mas só agora se dava melhor a conhecer. Alguns fatos inesperados fariam com que os dois passassem por uma das maiores aventuras de suas vidas, quando veriam com os próprios olhos a figura de um dragão, até então retratado apenas nas histórias. Não obstante, esse seria também o episódio que traria enormes riscos à população de uma cidade, de forma que um novo herói teria que surgir.
         O fato da narrativa de seu passado acontecer em um único dia na hospedaria Marco do Percurso é o que faz com que esse primeiro livro da trilogia seja designado como "Primeiro Dia". Mesmo assim, os fatos são narrados sequencialmente, sem saltos longos no tempo, o que permite acompanhar cronologicamente os eventos importantes e secundários da vida do protagonista, de forma que pareçam estar acontecendo naquele momento. Talvez seja essa característica um fator essencial para que a história seja tão envolvente e interessante.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Nome do Vento, O
Autoria:    Patrick Rothfuss
Editora:    Arqueiro
Ano:         2009
Local:       São Paulo
Edição:     1ª
Série:       Crônica do Matador do Rei - Livro I
Gênero:    Ficção fantástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário