sábado, 8 de agosto de 2015

O Ladrão de Raios (Robert Venditti / Attila Futaki / José Villarrubia)



            A série criada por Rick Riordan em Percy Jackson e os Olimpianos ganhou uma nova mídia com essa adaptação gráfica de seu primeiro livro. O enredo é basicamente o mesmo, porém com as mudanças necessárias para que o romance gráfico transmita o essencial da história, sem perder suas peculiaridades entre imagem/texto.
            Percy Jackson é um garoto de doze anos cuja vida estudantil era bastante irregular, uma vez que suas confusões faziam com que sempre necessitasse ser transferido de escola. Contudo, nem sempre era ele a origem do problema, mas as consequências lhe eram sempre atribuídas. Sua dislexia e transtorno de déficit de atenção contribuíam para que se envolvesse em situações constrangedoras. Durante uma excursão, em uma visita a um museu, alguns fatos levam-no a descobrir o porquê de muitas situações embaraçosas que já enfrentara. O mundo dos mitos gregos mostrar-se-ia tão atual a ponto de poder modificar o curso da história moderna.
            Percy Jackson era o filho que o deus grego Poseidon havia gerado com sua mãe. Desse modo ele era considerado meio deus e meio homem, ou meio-sangue, como era costume serem chamados os filhos gerados da união entre mortais e imortais. Porém, o raio mestre de Zeus havia sido roubado e as suspeitas recaiam somente sobre o filho de Poseidon, Percy Jackson. Os deuses estavam em grande conflito, ao ponto de ameaçar a paz entre os próprios mortais. Somente a recuperação do raio mestre e o desvendamento do sumiço poderiam acalmar os ânimos no Olimpo, evitando um conflito de proporções inimagináveis.
            Embora julgado como o principal agente do caso, na verdade Percy era a maior vítima. Isso porque não sabia nada do que se tratava aquele impasse, desconhecendo até mesmo sua própria origem como um meio-sangue. Seu professor de história, Quíron (que no mundo mitológico era um centauro), era também seu protetor. Um de seus colegas, Grover (que no mundo mitológico era um sátiro), também estava matriculado como um estudante para que protegesse Percy dos perigos que lhe cercavam. Quando a situação não pôde mais ser ocultada, fora-lhe revelada toda a verdade sobre sua condição e posição no mundo mitológico, e ele fora levado ao Acampamento Meio-sangue, onde viviam e eram treinados todos os filhos de deuses. Lá conheceria Anabeth, que também o ajudaria na dura missão de provar sua inocência.
            Analisando mais a iniciativa de adaptar o texto original para uma mídia em quadrinhos do que a própria história em si, pode-se concluir que o roteiro de Robert Venditti teve seu mérito ao enfatizar os principais aspectos do enredo, sem ignorar os detalhes que são relevantes para que a história não perca sua autenticidade. No entanto, para o leitor que já leu o livro original, o inicio dessa graphic novel talvez soe um pouco estranho, já que os fatos acontecem de modo muito corriqueiro, como se o próprio Percy Jackson já conhecesse bastante sobre sua condição de semideus. Tal estranheza é notável principalmente no episódio de sua luta com o Minotauro, o qual é transmitida como se tivesse sido um sonho.
Os personagens desenhados por Attila Futaki, nada possuem de parecido com os atores que estrelaram a primeira adaptação cinematográfica da obra. Contudo, isso é um aspecto positivo, já que o objetivo da graphic novel é ilustrar o enredo original e não o filme. Caso contrário, seria muito mais uma “cópia da cópia” distanciando ainda mais o elo entre autor original e os coautores do mesmo personagem. O acabamento do livro é fino e elegante, com pequenos capítulos que permitem uma leitura fluente e nada cansativa. Contudo, talvez o trabalho do colorista José Villarrubia pudesse dar tons mais vibrantes às imagens, transmitindo-lhes maior brilho e, consequentemente, maior adrenalina aos acontecimentos. Digamos que uma graphic novel conserva a responsabilidade de transmitir o mais próximo possível aquilo que a imaginação do autor concebeu. Algumas exercem esse papel tão bem, que até mesmo conseguem ser melhores do que a obra original. Não é o que acontece com O Ladrão de Raios: graphic novel, onde de forma alguma substitui a leitura do texto original escrito por Rick Riordan e este continua sendo a melhor referência para quem deseje conhecer o universo dos Olimpianos.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Ladrão de Raios, O
Subtítulo:  graphic novel
Autoria:     Robert Venditti / Attila Futaki / José Villarrubia
Editora:     Intrínseca
Ano:          2011
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Série:        Percy Jackson e os Olimpianos: graphic novel - Vol I
Gênero:     Aventura

Confira o trailer da filme lançado em 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário