sexta-feira, 19 de junho de 2015

Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

            Esse volume é o primeiro da série Crônicas de Gelo e Fogo, que conquistou milhares de fãs não só dos livros, como também da adaptação cinematográfica produzida pela HBO desde 2011, sob o nome de Game of Thrones. As características gerais do mundo inventado por George R. R. Martin o colocam próximo do trabalho que fez o autor de O Senhor dos Aneis, de forma que ele é considerado o Tolkien norteamericano. Todavia, o universo dos dois também é muito distante, razões as quais serão expostas após o resumo abaixo.
            Como introdução de uma das melhores sagas de todos os tempos, nesse livro temos a ambientação dos Sete Reinos de Westeros e a narração dos fatos que os levarão a uma guerra inigualável. Lorde Eddard Stark (também chamado Ned) é o patriarca da casa Stark cujas terras situavam-se no norte de Westeros. Era a região mais gelada dos Sete Reinos e a prolongada duração do verão anunciava um inverno ainda mais duradouro e rigoroso. Além disso, a família Stark era a mais próxima da Muralha que protegia Westeros dos "Outros", uma tribo selvagem que não trazia novos incidentes há milhares de anos, mas cuja crença ainda era a de que existiam. A tarefa de vigia cabia aos membros da Patrulha da Noite, formada por homens com votos permanentes que os diferenciavam dos demais guerreiros, dentre eles o filho bastardo de Ned, Jon Snow.
            A atribuição de Mão do Rei fazia com que seu detentor servisse ao soberano, comandasse seus exércitos e o aconselhasse em suas decisões, detendo quase que os mesmos poderes para governar. Após tomar conhecimento da morte de Jon Arryn, a Mão anterior, que exercera o cargo durante 14 anos, a comitiva do rei - formada pelo Rei Robert Baratheon, sua esposa Cersei Lannister, o irmão dela e comandante militar, Jaime, e os filhos do casal, com destaque para o herdeiro Joffrey - vai a Winterfell e Robert convida o amigo Eddard Stark para assumir a função. Eddard aceita, mesmo confuso sob a desaprovação de sua esposa Catelyn Stark, e logo segue viagem junto acompanhado das filhas Sansa (uma garota requintada) e Arya (a mais rebelde de todas) rumo à capital dos Sete Reinos, Porto Real, onde vivia o rei.
            Em outras terras dos Sete Reinos, além do Mar Estreito, a princesa Daenerys Targaryen havia sido prometida em casamento ao senhor dos guerreiros nômades (dothrakis), Khal Drogo. Daenerys e seu irmão Vyseris intencionavam organizar um exército para conquistar o Trono de Ferro de Porto Real. Drogo engravida Daenerys, consumando uma união histórica entre os dois povos. Uma profecia ditava que o filho dos dois viria para unir os dothraki e governar o mundo
            Em Porto Real, Eddard é alertado de que havia fortes indícios de que Jon Arryn fora assassinado mediante envenenamento por lágrimas de Lys. Alheio a isso, o Rei Robert manda organizar jogos comemorativos para saudar o novo Mão do Rei. Paralelamente, a filha de Eddard, Sansa, alimenta sua paixão pelo futuro herdeiro do trono, Joffrey, enquanto a pequena Arya prossegue em seus treinamentos com espada, autorizada pelo pai. Ares de conspiração eram cada vez mais claros em Porto Real e a rainha Cersei, apoiada pelo irmão Jaime, faria de tudo para que os Stark perdessem sua primazia e os Lannister dominassem o trono que tanto ambicionavam. As reviravoltas da história são muitas e a maior guerra de todos os tempos estava apenas começando...
            No que diz respeito à variedade de personagens, gênese dos Sete Reinos, desenvolvimento da trama com fatos intercalados, fornecimento dos elementos da geografia do espaço (mapas), árvore genealógica dos personagens, linguagens próprias, e muitos outros elementos, a obra se aproxima bastante do trabalho de maior sucesso do inglês J. R. R. Tolkien. Contudo, vale a pena salientar algumas diferenças peculiares que também as distanciam: em O Senhor dos Aneis, nos três livros a trama desenvolve-se baseada objetivo de Frodo em destruir o Anel de Poder. Em Crônicas do Gelo e Fogo, a princípio, não há um objetivo claro, de forma que esse primeiro livro, parece ser como que uma explicação detalhada dos acontecimentos que antecedem ao que continuará a ser desenvolvido nos outros livros: a guerra entre os reinos. Falando a respeito da ficção, mesmo ambas as séries sendo do gênero de literatura fantástica, a série de George Martin possui personagens mais reais, cujos trajes assemelham-se muito àqueles da Idade Média, muito diferente dos orcs, elfos, hobbits, homens e anões de Tolkien.  Outro ponto importante em que essa série destaca-se está no quesito extensão. Crônicas de Gelo e Fogo possui livros enormes com acontecimentos vários: são sete volumes gigantes enquanto que a saga de Tolkien ocorre em três partes. Tolkien escreve uma história infanto-juvenil enquanto George Martin impõe certa censura, já que abusa das cenas de sexo, violência, traição e tudo o mais que não é aconselhado a leitores mirins. Porém ambas as sagas merecem o devido respeito e possuem um lugar de destaque no pódio da literatura contemporânea, de forma que seus autores serão imortalizados pela audácia em escrever com tanta perspicácia o mundo fantástico formulado em suas mentes.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:     Guerra dos Tronos, A
Autoria:   George R. R. Martin
Editora:   Leya
Ano:        2010
Local:      São Paulo
Edição:    
Série:      Crônicas de Gelo e Fogo - Livro I
Gênero:   Ficção fantástica

Confira o trailer da adaptação para a série televisiva produzida pela HBO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário