terça-feira, 9 de junho de 2015

Como viver a dois (Allan & Barbara Pease)


            A vida dos casais heterossexuais é marcada por situações, muitas vezes cômicas, em virtude das diferenças existentes no modo de ser entre homens e mulheres. Como isso, hábitos, comportamentos, preferências e decisões muitas vezes se chocam de maneira inteiramente divergente. Aprender a conciliar as diferenças em prol do compromisso assumido de viver junto com o outro pode ser a chave-mestra para uma relação saudável e duradoura. Contudo, alcançar esse objetivo pode parecer bem mais complicado do que se imagina...
            Quando o assunto é relacionamento, essa palavra soa de formas diferentes aos ouvidos de homens e mulheres. Isso porque o convívio com o parceiro (a) requer muito mais do que o comprometimento afetivo. Trata-se de construir algo juntos, desde a enfadonha divisão das tarefas do lar até a constituição do sentido relacional em ser família. Com isso, os casais experimentam situações inusitadas no dia a dia que, podem arrancar gostosas risadas ou mesmo apimentar acaloradas discussões. Por que os homens tem o hábito de não abaixar a tampa do vaso sanitário? Por que as mulheres demoram tanto quando vão sair de casa? Por que os homens não largam o controle remoto e, pior que isso, ficam trocando de canal o tempo todo? Por que as mulheres falam tanto quando se juntam a outras? Por que os homens são tão fissurados em esportes? Por que as mulheres encaram a tarefa de interpretar um mapa como se estivessem desvendando o genoma de uma cadeia de DNA? Por que os homens são incapazes de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo? Por que as mulheres gostam tanto de serem ouvidas mas quase nunca se fazem compreender acerca do que realmente pretendem com a conversa? Essas são algumas das interessantes pistas que os autores pretendem abordar.
            Os diferentes assuntos tratados na obra, para além de seu caráter humorístico, visam demonstrar que, tanto homens quanto mulheres tem muito a aprender com o parceiro. Muitos dos comportamentos assumidos por um e outro são pautados pela herança biológica herdada com a evolução. Para isso, importa estar sempre atento à correção de alguns maus costumes ou mesmo buscar entender o outro em seus momentos e costumes, digamos, "bizarros". Desta forma, tem-se um caminho para evitar aquilo que constantemente é alvo de discussões, desmitificando a ideia de que é impossível compreender um ao outro pois são muito diferentes entre si.
            A obra é constituída de pequenas frases, como também ricamente ilustrada com figuras que expressam situações diárias e comuns a maioria dos casais. Cada capítulo traz um tema, com diferentes abordagens da vida a dois. Contudo, para aqueles que já leram uma ou outra obra dos autores, o livro apresentará várias repetições de assuntos já desenvolvidos em outros trabalhos. Mesmo assim, vale a pena ler, aprender e dar algumas risadas com esse pequeno guia divertido para o bom convívio e o sucesso no relacionamento.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:     Como viver a dois
Autoria:   Allan Pease / Barbara Pease
Editora:   Sextante
Ano:        2011
Local:      Rio de Janeiro
Edição:    
Gênero:   Comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário