quarta-feira, 8 de abril de 2015

Os 300 de Esparta (Frank Miller / Lynn Varley)



             Inicialmente essa graphic novel foi lançada em cinco pequenas edições. Posteriormente, a editora Devir lançou-a em formato widescreen (livro horizontal). Roteirizada por Frank Miller e colorida por Lynn Varley a obra retrata um evento histórico e lendário: a Batalha das Termópilas. A produtora norte-americana Legendary Pictures lançou em 2007 um filme bastante fiel ao enredo da história em quadrinhos.
            O relato acontece em 480 a.C. durante o período das Guerras Greco-pérsicas. Com a expansão do Império Persa em oposição aos interesses comerciais das cidades gregas, o conflito tornou-se inevitável. Os gregos eram cada vez mais oprimidos e frentes de resistência surgiam. Contudo, o exército persa era temido por seu vasto número de soldados, os quais eram conhecidos como Imortais. Mesmo assim, um grupo de 300 soldados espartanos liderados pelo Rei Leônidas resolve marchar rumo ao enfrentamento mais corajoso e cruel de suas vidas. Desde pequenos, os meninos de Esparta eram submetidos a um rigoroso treinamento que lhes aguçava a raiva e o ódio. Aprendiam a enfrentar os perigos das ameaças de animais selvagens, bem como suportar o frio, a fome e o medo. Tudo isso visava provar-lhes a coragem e a resistência.
            Em uma primeira proposta de rendição o rei Xerxes I enviara à Esparta um mensageiro. Leônidas ignorou a oferta assassinando o arauto. Com isso o conflito se instalara. O rei espartano decide então consultar os éforos - sacerdores dos antigos deuses - e esses lhe advertem que respeitasse a Carneia - uma importante festa religiosa em homenagem ao deus Apolo – e desistisse do ataque. Lêonidas vai contra a recomendação e parte com seu pequeno exército rumo ao desfiladeiro das Termópilas (ou Portões de Fogo) sem temer a contra-ofensiva persa que marchava em duas frentes: os exércitos por terra e a frota marítima oferecendo suprimentos. Durante o caminho um grupo de árcades soma-se ao exército grego. O Rei Leônidas intencionava derrotar os persas beneficiando-se da geografia grega, encurralando-os na única passagem que tinham para entrar em seus territórios. Porém, um soldado aleijado de nome Efialtes descarregaria sua raiva por meio de uma traição, já que Leônidas o recusara a juntar-se ao corpo militar, por considerá-lo incapaz de levantar o próprio escudo. A batalha se estenderia por três longos dias e noites, em um evento épico que marcaria a história pela luta da minoria contra a maioria.
            A grande marca dessa graphic novel é o a batalha desigual entre os exércitos grego e persa. Mesmo assim, a ênfase dada ao rigoroso treinamento que os espartanos tinham desde pequenos e sua força brutal durante os combates, criam o clima de suspense necessário para que a narrativa se torne ainda mais emocionante e pincelada de contornos míticos. Um destaque interessante também é a quando Leônidas recomenda que seu capitão Dilios não vá à batalha e sim fique para narrar o conto da vitória de Esparta à posteridade. Com isso, os autores recontam o fato histórico com uma vivacidade tamanha, capaz de fazer com que o leitor se identifique muito com o personagem principal (o rei Leônidas e seus 300 soldados), na esperança de que saiam vencedores da grande guerra pela liberdade. 

FICHA LITERÁRIA
Título:            300 de Esparta, Os
Autoria:          Frank Miller / Lynn Varley
Editora:          Devir
Ano:               2006
Local:             São Paulo
Edição:           1ª
Gênero:          Épico | Guerra

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2007: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário