sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Encontro (João Mohana)

o encontro          João Miguel Mohana nasceu em Bacabal, Maranhão, em 15 de junho de 1925, filho Miguel Abraão Mohana e Anice Mohana. Formou-se em medicina pela Universidade da Bahia e, após exercer a profissão por seis anos em terras maranhenses, abandonou para seguir a carreira do sacerdócio, ingressando no seminário em Viamão (RS). Ordenado padre em 1960, dedicou-se ao apostolado, destacando-se como um dos maiores especialistas brasileiros quando o assunto são as relações conjugais e familiares. Recebeu o prêmio Coelho Neto por seu romance inicial, O Outro Caminho. O sucesso de suas obras fez com que fossem traduzidas para diversas línguas e reeditadas várias vezes no Brasil.
          A vida é a arte dos encontros, uma vez que sua gênese está no encontro amoroso de um homem e uma mulher. Até mesmo Deus revestiu-se de carne para vir ao encontro da humanidade e redimi-la de seu interior. O segredo dos encontros de Jesus é a matéria-prima que João Mohana trabalha, buscando modelar no leitor uma bela e enriquecedora contemplação. Trata-se de olhar para Cristo de uma forma tão humana, que seu ser divino longe de ser suprimido pelo excesso de humanidade, expressa-se em sua mais pura essência no seu ser humano.
        Jesus Cristo foi alguém marcado por experiências completamente humanas: necessidades vitais, sentimentos, emoções, dores, dúvidas, sonhos e desejos. Alguém que sabia fazer com que todo aquele que o encontrasse não saísse de sua presença sem se sentir de alguma forma tocado, comovido, questionado pelo ser de Deus. Com isso, aqueles que encontravam Jesus sentiam-se movidos a transformarem seu viver. Não bastava ter sido beneficiado pelo contato breve com sua presença. Era mais do que necessário perpetuar o encontro por uma existência renovada.
          Dos muitos encontros que Jesus teve, João Mohana contempla alguns em particular. Digamos que foram os mais belos e comoventes que Jesus teve: João Batista sentiu que sua missão fora cumprida com sucesso ao batizar aquele que era maior do que ele; a Samaritana se impressionara ao perceber a ousadia do galileu que lhe revelou sua própria vida; Zaqueu prometeu absurdamente ao sentir no coração que o Cristo lá queria cear; Nicodemos, que de tão pragmático mostrou-se incapaz de compreender as palavras do Mestre, somente as entendeu quando não mais se podia ouvir a voz do crucificado; Pedro, tão corajoso e contraditório ao mesmo tempo, sentira no peito a fidelidade do amigo que seguira e nas costas, o peso da cruz que o mesmo amigo lhe impusera; Madalena se emocionara ao ver que, mesmo tendo descido ao abismo de suas misérias, ainda havia o Mestre que convertia pedras em lágrimas de amor; José, que passara pelos evangelhos sem uma única palavra mas que tudo dissera por sua conduta; e finalmente Maria, canal primeiro de todos os encontros que se sucederam, porque disse sim ao caminho e fermentou em seu ventre o Pão da Vida.
          O Encontro de João Mohana é encantador por apresentar Jesus a partir das cenas mais simples e corriqueiras que possa ter vivido. Uma literatura devocional de raro valor, escrita por quem soube enxergar o a fruição que brota do ser de Deus a partir das cores do próprio coração humano.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Encontro, O
Autoria:     João Mohana
Editora:     Agir
Ano:          1976
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Gênero:     Cristianismo | Espiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário