terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Assassin´s Creed - Renascença (Oliver Bowden)


A série Assassin´s Creed é baseada na franquia de jogos produzidos pela Ubisoft, de forma que os livros complementam os games e vice-versa. Oliver Bowden é o pseudônimo do autor - que por sinal é historiador renomado, especializado em história renascentista - cujo nome original é Anton Gill. Como a intenção da Ubisoft era produzir uma franquia de jogos com embasamento histórico, Anton Gill forneceu significativa contribuição para a produção.
Na Itália do séc. XV, Ezio Auditore é um jovem filho de banqueiro da cidade de Florença. Tradicionalmente conhecido por sua rivalidade com os jovens da família Pazzi, frequentemente era visto saltando os telhados das casas. Em um dia que parecia típico, vê seu pai e seus irmãos serem brutalmente mortos por membros da família rival, em praça pública, sob a declaração de que haviam sido traidores. Primeiramente, Ezio se desespera, pensando somente em ter notícias da mãe Maria e da irmã Cláudia, as quais estavam desaparecidas. O luto logo se converte em desejo de vingança e Ezio fica sob a guarda de seu tio Mario, com quem aprende diversas técnicas de extermínio e espionagem.
O ódio era crescente em Ezio e ele jurara assassinar cada envolvido na execução de sua família. Nesse contexto, descobre que os mentores do crime eram membros de uma facção secreta: a Ordem dos Templários. Por outro lado, seu tio e outras pessoas faziam parte da Ordem dos Assassinos, cujo objetivo primordial era desvendar os segredos dos Templários e executar seus membros. Dentre esses segredos estava a existência de uma Cruz e uma Maçã, cujo sentido ainda era obscuro, bem como algo relacionado a um Profeta que viria. Caberia a Ezio domar seu instinto de vingança, visando direcioná-lo da melhor forma para desvendar o mistério que a ordem buscava.
Ezio fizera amizade com um sujeito genial e com uma mentalidade para além de seu tempo: Leonardo Da Vinci. A cada execução que fazia, encontrava uma parte de um Códex que era logo levada a Leonardo. As partes do Códex pareciam compor um artefato maior que encerrava algum segredo. Contudo, cada parte que era desvendada por Leonardo revelava uma espécie de componente do arsenal de uma armadura, que logo era adaptada para que Ezio usasse em sua tarefa justiceira. Com isso, o personagem de Oliver Bowden adquire ares de super-heroi, já que suas técnicas e armas de execução são algo para muito avançado para o arsenal de seu tempo e desconhecidas pelos facínoras da época.
           Para os fãs da franquia de jogos de Assassin´s Creed, o enredo da obra está intrinsecamente ligado ao enredo do game. Isso faz com que o prestígio de um e outro sejam ainda maiores. Outro fator de destaque nessa primeira parte da série é a presença de figuras históricas importantes como Leonardo Da Vinci, Nicolau Maquiavel, Rodrigo Bórgia e outros nomes famosos do rico período renascentista. Ademais, conciliar uma trama fictícia com uma história real exige um dom talentoso do autor, já que a crítica e aceitação por parte de leitores mais instruídos é bastante aprimorada. Até mesmo aqueles que não sejam tão peritos no período histórico abordado, podem tecer um olhar mais elaborado para os fatos e personagens que compõem a teia do romance. Oliver Bowden consegue externar esse dom com maestria, de forma que suscita o apetite literário em aprender mais ainda, de forma lúdica e temperada de suspense.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Assassin´s Creed
Subtítulo:    Renascença
Autoria:       Oliver Bowden
Editora:       Galera Record
Ano:            2012
Local:          Rio de Janeiro
Edição:        19ª
Série:          Assassin´s Creed - Livro I
Gênero:       Aventura | Suspense

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2017:  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário