quarta-feira, 19 de novembro de 2014

The Walking Dead: desejos carnais (v.4) (Robert Kirkman)


Na sequencia de toda a desorganização provocada pelo repentino apocalipse zumbi, os sobreviventes tem que lidar com outro fator agravante: os humores exaltados devido à carga de estresse a que estão submetidos. Não há explicações e os suprimentos para uma vida minimamente digna estão escasseando cada vez mais. Para além de tudo isso, cada desconhecido passa a ser uma nova ameaça, já que os últimos eventos provaram que nunca se sabe do que são capazes. A morte reinava em Atlanta e imediações, deixando aos poucos sobreviventes o desafio de se manterem salvos. Mesmo que por pouco tempo...
Por um lugar descampado, uma mulher negra caminha tranquilamente com dois errantes mutilados a carregarem sua bagagem. Era Michone, extremamente habilidosa com sua espada ninja. Quando Otis passa por ela em uma carroça, ela o segue e salva-lhe a vida, às portas da prisão. Enquanto isso, na prisão, Dexter e seus aliados permanecem intransigentes em sua ordem de retirada para o grupo de Rick. Contudo, uma confusão terminaria na eliminação dos presidiários, restando apenas Axel. Os conflitos levavam à triste constatação de que todos chegaram a um ponto em que “Ou você mata ou você morre”.
Andrea reúne o grupo para anunciar a boa notícia de que encontrara centenas de peças de roupas, melhorando um pouco o estado deplorável em que suas vestes se encontravam. Posteriormente, durante uma ação para explorar novos ambientes da prisão, Rick encontra uma biblioteca e o gerador de energia do complexo em outra sala. Contudo, Allen se distrai e é mordido na perna por um errante. Numa tentativa desesperada para salvar-lhe a vida, Rick amputa a perna de Allen friamente. Em outro plano, Michone aborda Tyreese em uma sala e tem relações sexuais com ele, mas Carol os vê pela grade da porta. Algum tempo depois, Andrea pega Michone conversando sozinha em sua cela. Decepcionada com a traição Carol tenta suicídio, cortando os próprios pulsos. Entristecido, Rick vai avisar Tyreese e o flagra abraçando Michone. Os dois iniciam uma discussão e travam uma luta violenta, ferindo-se gravemente. O conflito só termina quando Andrea chega e comunica a morte de Allen. Depois, Rick desmaia. Ao acordar, tem uma longa conversa com Hershel, onde é advertido de que lhe faria bem que deixasse de ser o líder, pois tal tarefa o estava sobrecarregando muito. Rick vai para a área externa da prisão e tem uma longa conversa com o grupo.
Conforme relatado, no quarto volume da série em quadrinhos Os Mortos-vivos a personalidade dos personagens é evidenciada de forma muito clara. O autor consegue demonstrar, de forma gradativa, o efeito emocional que toda a carga negativa produziu no grupo liderado por Rick Grimes e que vinha se acumulando desde o encontro no acampamento montado na floresta até o encontro da prisão. Se todos estavam, de certa forma, “contaminados” e morreriam de qualquer forma, que sentido havia em se manterem vivos e reféns dos perigos de se tornarem comida de zumbi a qualquer momento? Essa é a grande questão ético-filosófica trabalhada pelo autor e talvez o que faça da aclamada série The Walking Dead uma verdadeira poesia da vida até as últimas consequências.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Walking Dead, The
Subtítulo:    desejos carnais (v.4)
Autoria:       Robert Kirkman / Charlie Adlard
Editora:       HQM Editora
Ano:            2006
Local:          São Paulo
Edição:        1ª
Série:          Mortos-vivos, Os - Volume IV
Gênero:       Zumbi | Suspense | História em quadrinhos

Confira o trailer da 3ª temporada da adaptação para o cinema lançada em 2013:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário