sexta-feira, 10 de outubro de 2014

V de Vingança (Allan Moore / David Lloyd)

"Remember, remember, the 5th of November..."
[Lembrai, lembrai o 5 de novembro...]

            V de Vingança é a reunião de uma série de graphic novels lançadas em 1982/83, cuja história passa no futuro ano de 1997. O foco da narrativa justifica o porquê diversos manifestantes pelo mundo inteiro usam a famosa máscara preta e branca com um largo sorriso. Uma verdadeira incógnita da anarquia e revolução.
            A Inglaterra era um país dominado por um regime totalitário, exercido pelos Homens-dedo, que controlavam a vida da população impondo censura à imprensa, toques de recolher e sistemas de vigilância, bem como perseguindo negros, homossexuais e seguidores de ideologias diversas daquela dominante. Nessa sociedade distópica e coagida, vivia uma garota de nome Evey Hammond que, certa vez, ao sair de casa para um passeio, é abordada pelos homens-dedo que a ameaçam de estupro. Contudo, surge a figura misteriosa de um homem de capa preta e máscara no rosto, que mata os agentes e salva a garota levando-a para seu esconderijo secreto na “Galeria das Sombras”. Sob o codinome de V, aquela figura era a encarnação de um ideal anarquista, completamente alheio à vontade do governo, atacando sua ideologia com atos fantásticos de rebeldia.
            A primeira grande manifestação de V acontece na mesma noite em que encontra Evey. Ambos assistem à explosão do Old Baley, o Tribunal Criminal de Londres, enquanto V interpreta o papel de um maestro, a se divertir com aquela situação. No dia seguinte, o mesmo V invadiria uma emissora de televisão – que por sinal, era onde Evey trabalhava - com o corpo coberto de dinamites. Por meio de uma transmissão ao vivo, convoca toda a população para o 5 de novembro do ano seguinte, que seria o marco da revolução prestes a acontecer. Em sua cola, já estavam os inspetores Dascombe e Gordon, mas V consegue fugir graças à intervenção de Evey. O objetivo final do mascarado era a destruição do parlamento inglês, local simbólico da emanação de todo o regime fascista que roubava a liberdade, acobertada sob o lema “Inglaterra triunfa!”.
            O passado de V e os motivos que o levam a se tornar um justiceiro são pouco a pouco revelados à medida que a trama acontece, embora não de modo claro. Provavelmente, ele fora vítima do sistema totalitário e havia sido usado em testes de uma nova substância química, promovidos às escondidas e que causara a perda de diversas vidas de inocentes. Isso justifica porque o mascarado promove sua vingança também em pessoas específicas. A primeira vítima é Lewis Prothero, locutor do programa de rádio “A Voz do Destino”. Ele havia sido comandante nos campos de concentração de Larkhill em 1993. Curiosamente, quando estava prestes a morrer, recorda-se do misterioso paciente da Sala V, único sobrevivente daquela série de testes laboratoriais. Posteriormente, o Padre Tony Lilliman é envenenado com uma hóstia. Enfim, a Dra. Delia Surridge é morta de modo indolor também por envenenamento. Em todos os casos, os inspetores encontraram uma rosa Violet Carson e o sinal V nos locais dos crimes, traços característicos de seu autor. Mas no terceiro caso, o diário da doutora fora peça fundamental para o entendimento da possível motivação dos homicídios.
            Embora famosa por seus autores a terem incorporado à trama de V de Vingança, a máscara usada pelo anarquista não é uma criação original. A ideia é inspirada no rosto do inglês Guy Fawkes, famoso durante a Conspiração da Pólvora em 1605. Nesse ponto, as duas histórias se cruzam, já que Fawkes planejava invadir o parlamento inglês e explodi-lo, de forma a promover um levante social revolucionário. Essa inspiração ilustra a mensagem principal que V desejava com os incidentes que promovia. As ideias têm poderes inimagináveis quando levadas a sério e o objetivo de tamanho horror era provar à população que o governo é quem deve temer seu povo e não o contrário. Longe de disseminar as tendências revolucionárias, esse livro visa despertar a todos desse sono que as ideologias, a corrupção e a má gerência da máquina pública provocam, fazendo como que o povo deixe de ser o principal destinatário do bem-estar que espera.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         V de Vingança
Autoria:       Allan Moore / David Lloyd
Editora:       Panini Books
Ano:             2012
Local:           São Paulo
Edição:         1ª
Gênero:       História em quadrinhos | Conspiração

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2006:


Nenhum comentário:

Postar um comentário