terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Jogo do Camaleão (Marçal Aquino)

Mais um título da clássica coleção de literatura infanto-juvenil, esse livro traz o conflito vivido por um jovem em busca de suas próprias origens, tragicamente absorvido pela rivalidade das gangues metropolitanas. Uma história de muitos disfarces e poucas verdades.
Ricardo é um adolescente de 14 anos que decide embarcar em uma viagem a Belo Horizonte, desejoso de conhecer o próprio pai. Não bastassem suas dúvidas e incertezas quanto ao sucesso em sua jornada, o menino ainda trazia outra preocupação, desde seu embarque em São Paulo: dois homens com atitudes suspeitas pareciam segui-lo. Tentando agir da forma mais natural possível, Ricardo acaba por fazer amizade com um garoto chamado Quico que lhe empresta uma jaqueta para proteger do frio. E assim a viagem segue sem maiores problemas.
Enquanto isso, em Belo Horizonte, duas gangues rivais tinham o mesmo objetivo: apanhar um garoto que vinha num ônibus de São Paulo e trazia uma encomenda importante. Uma delas, sob a chefia do Camaleão – bandido famoso por seus vários disfarces – era formada por Paulão, Valdir, o líder Careca e sua namorada Zezé. A outra tinha como membros Zé Doidão, Vadão e Pimentinha, sob a chefia do Professor, que tinha esse apelido por suas habilidades em iniciar os menores no mundo do crime.
Na rodoviária de BH, o plano é colocado em ação. Contudo, os dois homens suspeitos que eram agentes da Polícia Federal, intervêm na estratégia das gangues, fazendo com que Ricardo seja capturado por engano pela turma do Camaleão, e Quico, que era o garoto certo, fosse levado pela gangue do Professor. Os agentes eram Lima e Murilão, incumbidos de fazerem investigações a respeito de um bandido perigoso, difícil de ser localizado já que se ocultava em suas várias facetas.
Ricardo estava em uma situação extremamente delicada: perdido em uma cidade que não conhecia e preso por bandidos perigosíssimos, capazes de qualquer coisa para livrarem a própria pele. Contudo, em uma manobra desastrada de um deles, Ricardo conseguiria escapar. Mesmo assim, seus problemas não seriam menores, ainda mais após descobrir que o único endereço que tinha do pai era inexistente.
A obra de Marçal Aquino aborda questões importantes dos problemas enfrentados pelas grandes cidades. A figura do Camaleão como um bandido de vários disfarces é um recurso inteligente, tornando o enredo muito interessante e o final surpreendente, embora se torne previsível no desenvolvimento da narrativa. Uma história policial que ocupa lugar de destaque entre os clássicos da Coleção Vagalume.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:        Jogo do Camaleão, O
Autoria:      Marçal Aquino
Editora:      Ática
Ano:           1997
Local:         São Paulo
Edição:       1ª
Série:         Coleção Vaga-lume
Gênero:      Drama | Policial | Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário