quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Armadilha Aérea (Michael Crichton)



           A história tem mostrado que, sempre que ocorrem acidentes graves de grande repercussão na mídia, logo vem à tona as diversas irregularidades que, caso fossem sanadas, poderiam ter evitado o desastre. Desta forma, ficam claros os interesses das empresas que diversas vezes privilegiam muito mais o marketing do que a qualidade e segurança dos serviços prestados. É exatamente esse contexto que Armadilha Aérea (Airframe, no texto em inglês) vem tratar, recheada de uma trama de suspense intrigante que o autor cria.
          A raiz de toda a história é o acidente grave ocorrido com a aeronave N-22 da Norton Aviões, em que havia 270 pessoas a bordo, resultando num saldo de 3 mortos, 2 paralíticos, um copiloto em coma e 57 feridos. No entanto, o maior agravante da situação é que o modelo N-22 já havia sido palco de nove acidentes nos últimos anos. O piloto da aeronave John Chang, que comandava o avião naquela rota de Hong Kong a Denver, era reconhecido por sua excelência e conhecimento na execução de seu trabalho, o que afastava a presunção de falha humana, a um primeiro momento.
        Casey Singleton, a vice-presidente da Norton em Barbank, ficara encarregada de investigar o que poderia ter provocado o desastre com o voo Transpacific 545. Chefiada pelo diretor John Marder, a companhia era responsável pela linha de montagem dos aviões, por meio de designs aerodinâmicos cuidadosamente elaborados, principalmente em relação às asas, as quais eram o principal mecanismo de estabilidade e funcionamento do avião. Sendo assim, após reunir as pistas preliminares, Casey trabalha com três hipóteses prováveis: 1ª) falha de comandos dos slats (estruturas de sustentação das asas que, juntamente com os flaps, garantem estabilidade); 2ª) falha do piloto automático; 3ª) falha do piloto, o superexperiente John Chang. Uma possível turbulência poderia ter originado uma situação de emergência, mas a aeronave apresentava indícios de uma possível falha mecânica ou de imperícia do piloto. Além do mais, a investigação de Casey descobriria que a aeronave apresentava peças falsificadas, o que poderia ser um agravante, mas não necessariamente o motivo de um problema mecânico.
          Em outro plano dos fatos, o acidente com o N-22 poderia trazer sérias consequências para um acordo comercial milionário da Norton com a China. Dessa forma, a descoberta de uma falha na linha de montagem ou mesmo da utilização de peças falsificadas, denunciando a falta de fiscalização e controle de qualidade e segurança poderia afetar diretamente os interesses financeiros da companhia, levando-a a falência. Porém, a mesma empresa era reconhecida pela rigidez de suas normas de garantia e as investigações apontavam cada vez mais que nada anormal acontecera ao funcionamento da estrutura do avião. Paralelamente a isso, a repercussão do acidente na mídia maculava cada vez a imagem da empresa no cenário mundial, veiculada principalmente pelas comprometedoras matérias produzidas pela jornalista Jennifer Malone e pelo apresentador sensacionalista Martin Reardon, ambos da Newsline. Visando provar empiricamente que o N-22 era um “expresso da morte” os repórteres da Newsline obrigam a Norton a aceita-los a bordo no teste experimental com a mesma aeronave acidentada na região do Arizona. Tal teste provaria a (in)segurança do avião.
        Michael Crichton já é um autor célebre por suas publicações de O Parque dos Dinossauros e O Mundo Perdido. Em Armadilha Aérea ele usa mais uma vez seu potencial de criar uma narrativa de suspense curiosa e empolgante. É o tipo de autor que consegue prender a atenção de seu leitor, de forma que este se sinta como um personagem coadjuvante à própria história. Dessa forma, Armadilha Aérea se desenvolve como um interessante dossiê das armadilhas do espaço aéreo norte-americano.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:        Armadilha Aérea
Autoria:      Michael Crichton
Editora:      Ballantine Books
Ano:           1997
Local:         New York
Edição:       1ª (texto em inglês)
Gênero:      Suspense | Ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário