domingo, 31 de agosto de 2014

O Mar de Monstros (Rick Riordan)



O Mar de Monstros é o segundo livro da série juvenil de aventura e fantasia Percy Jackson e os Olimpianos em que um garoto descobre que é um meio-sangue (=semideus), ou seja, filho de um deus e um mortal. A série é construída com base nas figuras da mitologia grega, sendo que o espaço e o tempo onde a trama acontece é o mundo atual, mais especificamente cidades dos Estados Unidos. Essa visão futurista dos consagrados mitos sobre deuses e heróis já traz uma temática inovadora na série de sucesso de Rick Riordan, que teve os dois primeiros livros adaptados para o cinema pela 20th Century Fox.
Então com 13 anos de idade, Percy Jackson parte para seu primeiro e último dia de aula na nova escola. Isto porque uma confusão durante uma aula esportiva fizera com que sua amiga Annabeth o levasse de volta ao Acampamento Meio-sangue para a temporada de verão. Ao chegar lá, fica sabendo da demissão do diretor Quíron e recebe uma novidade inusitada: seu irmão Tyson seria seu mais novo companheiro na temporada. A novidade não o agrada já que Tyson era um ciclope e Percy deveria enfrentar a gozação dos demais colegas.
A temporada já iniciava com uma ameaça grave. A lenda dizia que, quando Thalia, filha de Zeus, estava à beira da morte, seu pai a transformara em uma árvore e criara uma barreira de proteção para que os homens e outras criaturas não lhe fizessem nenhum mal. Essa árvore ficava no acampamento e sua barreira estava enfraquecendo, deixando os alojamentos vulneráveis. Somente um artefato poderia salvar Thalia e consertar a barreira: o Velocino de Ouro, que tinha poder para trazer de volta à vida qualquer ser. Contudo, o velocino estava em poder do gigante e temível ciclope Polifemo, que habitava na região do Mar de Monstros, conhecida pelos humanos como Triângulo das Bermudas.
Como não se simpatizava com Percy, o novo diretor Tântalo encarregara Clarice, filha de Ares, para ir em busca do velocino que salvaria o acampamento. Contudo, Percy e seus amigos descobrem que Luke, o protagonista do roubo do raio no livro anterior, estava por trás dos males que vinham acontecendo e decidem também partir rumo à missão, levando somente alguns presentes dados por Hermes. A missão tinha também o objetivo de resgatar Grover, que havia sido aprisionado na ilha de Polifemo.
O objetivo de Percy e seus amigos está embasado por uma profecia que dizia os rumos que a missão poderia tomar:

Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.

A continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos traz alguns diferenciais em relação ao primeiro volume da série. Como é uma continuação da mesma história, narrada em outra perspectiva, o autor economiza palavras ao dispensar a explicação longa e didática sobre quais deuses ou figuras do Olimpo sua história deseja focar. Com isso, a história fica mais curta e menos maçante, já que dispensa longas apresentações descritivas. Nesse volume, o contato de Percy com os deuses do Olimpo também é um pouco mais restrito, bem como o contato direto com seu pai Poseidon.  

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:        Mar de Monstros, O
Autoria:      Rick Riordan
Editora:      Intrínseca
Ano:           2009
Local:         Rio de Janeiro
Edição:      
Série:         Percy Jackson e os Olimpianos - Livro II
Gênero:      Fantasia | Aventura

Confira o trailer da adaptação para o cinema, lançada em 2013:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário