domingo, 22 de junho de 2014

Wayne de Gotham (Tracy Hickman)


             Esse livro é inovador na literatura do super-heroi da DC Comics. Batman sempre foi um personagem retratado nas histórias em quadrinhos e aqui, pela primeira vez, temos um romance no qual o homem-morcego é o protagonista.
            As origens de Batman representadas nas HQs de Frank Miller e Bob Kane, bem como nos modernos filmes da trilogia O Cavaleiro das Trevas lançados pela Legendary Pictures, apresentam o surgimento da lenda a partir de um evento trágico na vida de Bruce Wayne. Quando ainda era criança, seus pais Thomas e Martha foram assassinados em um fenômeno que deixou muitas cicatrizes e quase nenhuma explicação. Desde então, Bruce ficara sob a guarda do mordomo Alfred Pennyworth, fiel amigo da família Wayne. O desenvolvimento da lenda que culminaria no surgimento de Batman como um justiceiro na cidade de Gotham estava estritamente relacionado à sede de vingança e explicação que Bruce Wayne sempre perseguira em sua vida. Nessa obra, o mistério existencial do homem-morcego vem novamente à tona, principalmente pelas recentes descobertas que poderiam fornecer-lhe definitivamente as respostas que sempre buscara.
            O livro é narrado em dois tempos distintos: em um temos os acontecimentos de 1958, o ano marcante da vida de Bruce, apresentando a figura de seu pai, Thomas Wayne como um médico de sucesso e dono da Wayne Enterprises; em outro o momento é o presente do próprio Batman em sua busca insaciável pelas respostas acerca da morte de seus pais. Dessa forma, os acontecimentos do passado servem para guiar o leitor e facilitar-lhe o entendimento de todo o passado que é obscuro para o próprio Batman. Podemos dizer que o leitor é um privilegiado em relação ao protagonista da história.
            Em Wayne de Gotham temos um Batman já experiente no combate ao crime, porém cansado e desgastado emocionalmente. A centelha que incendeia sua vontade em mergulhar nas feridas de seu passado é a descoberta de um diário que supostamente pertencera ao seu pai. Nele havia algumas referências que indicavam que Thomas participara de uma espécie de experimento clandestino, capaz de varrer a corrupção e o crime de Gotham, financiado pela Wayne Enterprises, mas que não fora bem-sucedido e as consequências não foram boas. Trata-se da desconstrução daquela imagem de uma família ícone de prosperidade e retidão para toda a cidade de Gotham. Em meio a isso, após encontrar uma mulher que se identifica como Amanda Richter a passear pelos jardins da segura Mansão Wayne, Bruce suspeita de que seu mordomo Alfred pudesse estar escondendo algo. A relação entre um e outro fica cada vez mais tensa e até mesmo se rompe quando Alfred confessa sempre ter guardado um segredo para o bem do próprio Bruce.
            Produções sobre Batman sempre apetecem a vontade em encontrar tramas recheadas de perseguição, lutas, suspense, que enfim retratem o super-heroi em ação. Essa obra, contudo, deixa a desejar no que diz respeito a isso para permitir um mergulho mais profundo na ontologia do personagem. Até há a presença de alguns inimigos famosos como a Harley Quinn (sem as tradicionais roupas vermelho e preto circenses) e o famoso Coringa (exatamente como vilão sádico do filme O Cavaleiro das Trevas). Porém, são presenças rápidas e não essenciais para a compreensão do todo da obra, mas que fornecem momentos de alta adrenalina. Algumas partes são enfadonhamente descritivas, mas parece que o autor possui um gosto particular pelos diversos apetrechos que compõem a batroupa e o batmóvel. O Asilo Arkham é um cenário importante no espaço dos acontecimentos, já que foi o palco de ocorrências importantes da vida do homem-morcego e de seus pais. Enfim, Wayne de Gotham é uma obra ímpar para os fãs de Batman e talvez soe como uma incógnita para aqueles que ainda são leigos no assunto ou o conhecem somente a partir das produções cinematográficas.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Wayne de Gotham
Autoria:       Tracy Hickman
Editora:       Casa da Palavra
Ano:            2013
Local:          Rio de Janeiro
Edição:       
Gênero:       Aventura | Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário