segunda-feira, 2 de junho de 2014

90 Livros Clássicos para Apressadinhos (Henrik Lange)


            A vida de leitores assíduos normalmente confronta-se com um paradoxo possível, porém improvável: diante de milhares de clássicos antigos e contemporâneos quais escolher quando se deseja ler todos? Como controlar a desilusão ao entrar sedento em uma livraria, deparar-se com milhares de títulos interessantes e, de repente, dar-se conta de que é impossível ler todos eles? Esse livro rápido e cômico surge como um elixir agradável e prazeroso para ter uma noção mínima de 90 clássicos literários famosos.
            O objetivo do autor nessa obra é fornecer um pequeno aperitivo de obras, muitas delas, extensas e exaustivas. Com isso, calhamaços que demandariam a atenção dos leitores por diversas horas têm suas histórias resumidas em quatro quadrinhos que cabem numa página. Podemos citar alguns: A Odisseia (Homero), Drácula (Bram Stocker), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), O Senhor dos Aneis (Tolkien) até O Alquimista (Paulo Coelho), único brasileiro da lista.
            Henrik Lange trata as obras resumidas com um tom bastante hilário. De fato é muito engraçado ver como alguns livros clássicos, referências no mundo inteiro, fontes de inspiração para outros autores e para grandes adaptações cinematográficas, de repente são abordados de forma irônica, como se o escopo da história fosse algo não tão interessante quanto parece. Contudo, uma ressalva merece ser feita a fim de evitar dar margem à polêmica: os resumos apresentados das obras representam a opinião de um único leitor que, de forma alguma, deve ser encarada como a expressão da ideia essencial das obras.
            A utilidade desse livro sobre livros depende do propósito do interessado. Para alguns, talvez seja útil ao emitirem alguma opinião, quando interrogados acerca de algum livro que poderiam ter lido e não o leram. Para outros, talvez desperte o interesse ou mesmo fortaleça o ânimo em encarar aquele livro enorme que um amigo indicou há anos, mas que lhe pareceu nada agradável empregar horas a fio em esmiuçar suas entrelinhas. Não faltarão os que se deliciarão em recordar a mensagem essencial de alguma obra ou vê-la resumida em outra opinião, de uma maneira nunca imaginada. Há ainda aqueles que talvez se sintam ofendidos pela forma irreverente com que os quadrinhos retratam obras respeitadas mundialmente, ícones da literatura de todos os tempos, bem como o pouco respeito para com aquilo que autores consagrados quiseram transmitir com extensas histórias. Opiniões à parte, a verdade é que a postura do autor é realmente muito engraçada ao quadrinizar textos importantes, destronando-os de seu caráter sério e, muitas vezes maçante.
            Traduzido e adaptado pelo cartunista brasileiro Ota, 90 livros clássicos para apressadinhos é uma excelente indicação para quem busca cultura e conhecimento sem perder o senso de humor. Talvez seja até mesmo uma alternativa para a alta demanda de informação e o pouco tempo em obtê-las nos acelerados dias atuais. Depois de terminar esse livro, não será ironia dizer a alguns amigos que conseguiu destrinchar milhares de páginas em algumas poucas horas.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:            90 livros clássicos para apressadinhos
Autoria:          Henrik Lange
Editora:          Galera Record
Ano:               2010
Local:             Rio de Janeiro
Edição:          
Gênero:          História em quadrinhos | Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário