quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Harry Potter e a Ordem da Fênix (Joanne K. Rowling)


    Os acontecimentos do último ano na Escola de Magia de Hogwarts tinham deixado todos atônitos diante do possível retorno de Voldemort. Era essa a apreensão dos alunos durantes suas férias. Para Harry Potter especialmente, um ataque inesperado de dementadores durante sua temporada na casa dos Dursley o fizera utilizar magia fora dos limites da escola e no mundo dos "trouxas", o que lhe traria problemas com o Ministério da Magia. Com isso, suas férias são interrompidas e ele se reúne aos amigos Hermione e Rony na casa do padrinho no Largo Grimmauld, onde conhecem a Ordem da Fênix. Esta era uma associação fundada por Alvo Dumbledore para combater os comensais da morte, evitando que Voldemort criasse um exército e espalhasse o pânico pelo mundo dos bruxos e que vinha atuando de forma clandestina para não ser descoberta pelo Ministério da Magia.
    O retorno dos alunos a Hogwarts não foi dos mais animadores. Para Harry então, uma expulsão o esperava e, somente após a intervenção de Dumbledore seria readmitido na escola. Os exames dos Níveis Ordinários de Magia (NOMs) estavam prestes a acontecer e seu resultado poderia definir o futuro de cada aluno como bruxo. O Ministério da Magia estava tomando cada vez mais o controle do território de Hogwarts e decidira afastar o diretor Dumbledore de suas funções. Para a disciplina de Defesa Contra as Artes das Trevas, a insuportável nova professora Dolores Umbridge havia sido designada e, diante das diversas insubordinações que ocorriam em Hogwarts, o ministério a nomeou como Alta Inquisidora da escola. Era mais uma manobra para o controle total de Hogwarts, especialmente pelas diversas detenções a que Harry foi submetido, inclusive sua proibição definitiva de participar dos jogos de quadribol.
    Contudo, Harry e seus amigos estavam convictos do retorno de Voldemort e do perigo a que estavam submetidos caso os alunos não soubessem se defender. Desta forma, é fundada a Armada de Dumbledore, uma espécie de turma secreta cujo professor seria Harry Potter no ensino de defesa contra as artes das trevas. Por outro lado, o arquirrival de Harry, Draco Malfoy, havia fundado a Brigada Inquisitorial com o objetivo de colaborar como o ministério e a Profª Umbridge a coibir ações ilícitas na escola.
    Harry vinha tendo diversas alucinações em que via pessoas queridas sendo atacadas pelo lorde das trevas. O primeiro deles foi contra o Sr. Arthur Weasley, quase o matando. Como tais alucinações eram verdadeiras, o ex-diretor Dumbledore convocara o Prof. Snape para que ministrasse a Harry Potter aulas de Oclumência, visando ensiná-lo a bloquear sua mente contra o controle de Voldemort e proteger os que estivessem a sua volta. Um segundo ataque seria ainda mais catastrófico, pois ocasionaria a morte de seu padrinho Sirius Black.
    O clima se tornava cada vez mais sombrio. A descoberta de uma profecia traria ainda mais mistério:  

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá o poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o lorde Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

 Segundo ela, uma criança nascida em uma data específica seria capaz de derrotar o Lorde das Trevas. A descoberta dessa data provava que Harry Potter ou Nevile Longbottom seria essa criança. Com isso, Harry faria novas descobertas à respeito de seu passado e sobre a morte de seus pais, libertando ainda mais toda a fúria que sentia pelas tragédias de sua vida.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autoria:     Joanne K. Rowling
Editora:     Rocco
Ano:          2003
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Série:        Harry Potter - Livro V
Gênero:     Infanto-juvenil | Aventura | Fantasia

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2007:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário