sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fatos & Mitos sobre a sua saúde (Fernando Lucchese)

fatos & mitos sobre a sua saude          Nascido em 1947 na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Lucchese dedicou-se desde cedo aos estudos e graduou-se em medicina em 1970, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em seu campo de atuação, especializou-se em cirurgia cardiovascular e chegou a ser chefe do Instituto de Cardiologia. No exercício de sua profissão, Dr. Lucchese sempre cultivou os valores da atenção, cuidado e respeito, indispensáveis para um tratamento responsável aos seus pacientes. Sua experiência abarca mais de 25 mil cirurgias cardíacas e 70 transplantes de coração. Em sua carreira editorial, publicou diversos livros sobre o tratamento e a prevenção de doenças como Pílulas para Viver Melhor; Pílulas para prolongar a Juventude; Comer bem, sem culpa; Viajando com Saúde ; Desembarcando o Diabetes; Desembarcando o Sedentarismo; Desembarcando a Hipertensão; Desembarcando o Colesterol e Dieta Mediterrânea. Ciente de que o mistério da vida humana transpõe os limites físicos do corpo, Dr. Lucchese acredita que o bem estar e a recuperação estão intimamente ligados ao estado emocional, afetivo, familiar, profissional e espiritual de cada pessoa.
          Fatos & Mitos sobre sua saúde é um livro de muitas curiosidades. A sabedoria da cultura popular desenvolveu ao longo de sua formação como povo, diversas técnicas terapêuticas que, a princípio, nada tem a ver com a medicina científica. Dentre essas, muitas acabaram por se revelar como muito certas e eficazes para o diagnóstico e tratamento das doenças; outras ainda desafiam os cientistas a descobrir o misterioso efeito que produzem; ainda outras, acabaram por se revelarem como verdadeiros mitos da sabedoria popular.
          Nesta obra, Dr. Fernando Lucchese busca responder algumas dessas muitas questões que, desde crianças, as pessoas vão sendo ensinadas como lições básicas quando o assunto é saúde: Bocejo é contagioso? Verruga cura com benzedura? Pode-se segurar um espirro? Susto acaba com soluço? Câncer é contagioso? Manga com leite faz mal? Passar embaixo da escada prejudica o crescimento das crianças? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que aprendemos a conviver sem nem mesmo saber a real eficácia das soluções herdadas com os antepassados.
          Ilustrado e dinâmico, a obra do Dr. Lucchese se apresenta como um manual divertido para conferirmos se aquela receita milagrosa aprendida com a avó, ou aquela recomendação enérgica dada por nossas preocupadas mães de fato fazem sentido, à luz da ciência. Alguns dos fatos e mitos deixarão certas pessoas boquiabertas enquanto outros revelarão o lado pitoresco das crendices populares. Um livro divertido, leve e bem humorado que permite ao leitor um passatempo agradável enquanto compreende um pouco mais sobre a própria saúde.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Fatos & Mitos sobre a sua saúde
Autoria:     Fernando Lucchese
Editora:     L&PM
Ano:          2007
Local:        Porto Alegre
Edição:     
Gênero:     Saúde | Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário