quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (Jostein Gaarder / Klaus Hagerup)



      "Embora existam apenas vinte e seis letras diferentes,
elas podem encher bibliotecas inteiras..."
(p. 141)
             
              Em mais uma obra de Jostein Gaarder voltada para o público infanto-juvenil, temos uma história enigmática envolvendo o gosto pela leitura. 
            Nils Boyum Torgersen e Berit Boyum são dois primos adolescentes que haviam retornado das férias de verão, em Fjærland (Noruega) e haviam tido uma ideia genial a fim de manterem contato: escreveriam um livro de cartas e o remeteriam um ao outro. No entanto, a concretização dessa ideia já se mostrava misteriosa desde o início, quando uma mulher ajudara Nils a comprar o caderno em que seriam escritas as cartas. Intrigados com a atitude da mulher, os dois resolvem conhecer às escondidas um pouco mais sobre sua vida e Berit descobre que ela se chamava Bibbi Bokken e seria a dona de uma certa “biblioteca mágica”. O que mais surpreendia nisso, era o fato de a biblioteca ser mencionada como possuindo não somente livros raros, impressos antes de 1500 e da invenção da topografia, os chamados incunábulos, como também livros que ainda não tinham sido escritos. Além do mais, Nils e Berit suspeitavam que Bibbi Bokken estava os espionando, por medo de que descobrissem algum segredo seu. A partir de então, os primos retratam diversas suspeitas fantasiosas sobre a suposta bibliófila (colecionadora de livros). As hipóteses vão desde a desconfiança de que ela era uma assassina profissional até uma contrabandista que usava os livros para acobertar o verdadeiro produto de seu crime. 
          De sua cidade, cada um dos adolescentes busca interpretar as pistas misteriosas do grande segredo de Bibbi Bokken. A mulher vivia recebendo encomendas pelo correio, que supostamente seriam mais livros para a biblioteca. Mas, para onde iriam tantos livros se uma invasão à casa dela revelara que o espaço era insuficiente e, mais intrigante ainda, não havia sequer um livro deixado em algum canto? Além do mais, duas outras figuras estariam envolvidas no caso: o escritor italiano Mario Bresani e Smiley, um comprador de livros suspeito por sempre estar no mira das duas crianças. O que justificava tanto mistério, a ponto de Berit e Nils sentirem-se ameaçados com a atitude da bibliófila? 
           Os autores dividem sua obra em duas partes: 1ª) o livro de cartas; 2ª) a narrativa do encontro da biblioteca. O que torna o livro ainda mais interessante é sua estrutura narrativa organizada exatamente como sendo o livro de cartas dos dois primos. Ao final, fica a surpresa para o leitor que se vê imerso no universo de uma obra que o englobou desde o início como mais um protagonista da história. 

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Biblioteca Mágica de Bibbi Boken, A
Autoria:     Jostein Gaarder
Editora:     Companhia das Letras
Ano:          2003
Local:        São Paulo
Edição:     
Gênero:     Romance | Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário