sábado, 12 de outubro de 2013

The Walking Dead: dias passados (v.1) (Robert Kirkman)


            Composto por seis revistas em quadrinhos, essa obra inicia uma série carregada de suspense e terror, adaptada para um seriado televisivo de sucesso (popularmente conhecido como The Walking Dead), lançado em 2010 pela American Movie Classics (AMC).
            Tudo inicia quando dois policiais, Rick e Shane, estão em perseguição a um fugitivo da prisão do Condado de Grant. Rick é baleado e, ao acordar do coma no hospital é surpreendido por um ambiente completamente abandonado e destruído. Ainda dentro do hospital, mesmo sem se dar conta do risco, Rick se depara com diversos zumbis famintos por novas vítimas. O universo de fora do hospital é ainda mais avassalador, com moscas e corpos putrefatos por toda a parte, compondo um verdadeiro universo apocalíptico.
            Rick se põe a caminhar rumo a sua casa à procura de sua esposa Lori e seu filho Carl. Ao chegar, não os encontra e é atingido por um golpe desferido por um garotinho, Duane Jones.  O pai de Duane, Morgan Jones, explica ao filho que não se tratava de uma ameaça e, quando Rick acorda, conta-lhe acerca do ocorrido. Sua esposa havia sido atacada e, por toda a parte, diversos mortos-vivos se erguiam à procura de novas vítimas. Mesmo assustado, Rick se arma em uma visita à delegacia e decide ir até Atlanta, acreditando que sua esposa e filho poderiam ter fugido para lá, enquanto Morgan e Duane decidem permanecer onde estão.
            No lombo de um cavalo, Rick se põe a recordar os bons tempos vividos, contrastando com toda a destruição do momento presente. Ao entrar em Atlanta, totalmente infestada de zumbis, sua montaria é atacada e Rick escapa graças à ajuda do jovem Glenn, que surge repentinamente. Glenn fala a Rick de um acampamento de sobreviventes montado fora da cidade e, ao chegarem lá, encontra sua esposa e filho sãos e salvos, bem como o amigo Shane. Os outros componentes do grupo eram Amy e Andrea (que eram irmãs), Dale, Jim, Allen e Donna, com seus gêmeos Billy e Ben, Carol e sua filha Sophia. Não bastasse a situação deprimente que o caos trouxera Rick ainda ficara ciente dos ciúmes que Shane alimentava por Lori. O reaparecimento de Rick instala certo clima hostil, mesmo que o melhor amigo não demonstrasse isso.
            A fragilidade do acampamento leva Rick e Gleen a irem à cidade a procura de armas. A estratégia de confundir os zumbis através do "cheiro de morte" funciona e eles conseguem o almejado. Ao retornar, Rick e Shane ensinam os integrantes a atirarem, inclusive Carl, mesmo contra a vontade de sua mãe. Contudo, em uma noite no acampamento, enquanto todos contavam suas histórias pré-contaminação, uma turba de zumbis invade o território ocasionando a morte de Amy e ferindo Jim. Andrea cai em depressão e Jim, diante da necessidade do grupo de deixar o local, é abandonado fora de Atlanta por sua própria vontade.
            Ficar próximo à cidade era um plano de Shane já que, caso as autoridades iniciassem uma busca, certamente começariam pelas grandes cidades. No entanto, as mortes ocorridas e a hostilidade de Shane fizeram o clima ficar cada vez mais tenso entre ele e Rick. Em certo momento, um briga entre os dois faz Shane apontar a arma para Rick, pronto para assassiná-lo e realizar finalmente seus desejos com Lori. Contudo, Carl dispara surge como elemento surpresa e acaba de vez com a ameaça de Shane.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Walking Dead, The
Subtítulo:  dias passados
Autoria:     Robert Kirkman
Editora:     HQM Editora
Ano:          2006
Local:        São Paulo
Edição:     
Série:        Mortos-vivos, Os - Volume I
Gênero:     Zumbi | Suspense | História em quadrinhos

Confira o trailer do 1º episódio da série lançada em 2010: 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário