sábado, 15 de dezembro de 2012

O Misterioso Caso de Styles (Aghata Christie)

misterioso caso de styles, oPublicado em 1920 e narrado no melhor estilo policial, O Misterioso Caso de Styles é o primeiro livro de Aghata Christie, mundialmente conhecida como A Rainha do Crime. Essa obra é também a primeira aventura do personagem principal, o detetive belga Hercule Poirot, famoso por sua perspicácia e visão de conjunto ao desvendar os casos criminosos que analisa, fazendo lembrar muito outro personagem não menos famoso, Sherlock Holmes, criação de Artur Conan Doyle.
            Após regressar das fronteiras de uma guerra, o capitão Arthur Hastings, narrador em primeira pessoa, foi passar uma temporada junto a amigos na mansão Styles, convidado por John Cavendish. Saudado pelos proprietários Alfred e Emily Inglethorp, Hastings mal podia supor que uma terrível atrocidade estava sendo arquitetada e abalaria a tranquilidade de sua estadia na mansão.
            Durante uma noite, todos os presentes na casa são surpreendidos por um grito lancinante vindo do quarto da Sra. Inglethorp. Ao conseguirem entrar lá, encontram a ricaça caída e morta, supostamente devido a um ataque cardíaco. Em breve chegam os Drs. Wilkins e Bauerstein que atestam o óbito, mesmo sem compreender as possíveis causas determinantes, já que a paciente era extremamente cuidadosa com sua saúde e não vinha apresentando queixas de enfermidades sérias. No entanto, uma perícia no local do fato revelou indícios de que ela poderia ter sido envenenada com estricnina, uma substancia altamente letal, levantando a suspeita de assassinato.
            Diante a gravidade do fato, Hastings convoca seu amigo detetive Hercule Poirot para analisar o caso. Logo ao chegar, Poirot deixa os presentes intrigados, uma vez que para ele, elementos aparentemente fúteis e sem importância eram dignos de uma atenção melindrosa, pois tamanha insignificância poderia representar uma influência crucial no desfecho do caso. Na mansão Styles, reinava uma atmosfera enigmática que tornava a todos suspeitos, até mesmo o Sr. Inglethorp, que estava em viagem na data do ocorrido. Com isso, Poirot inicia uma série de entrevistas com os moradores e criados, encontrando uma série de depoimentos controversos, tendenciosos e até mesmos discutíveis. O detetive descobre também que a Sra. Emily havia tido uma discussão com o marido às vésperas do ocorrido, tornando-o o principal suspeito do assassinato. Mas como, se o Sr. Inglethorp (que era o segundo esposo de Emily) não se encontrava na mansão naquela noite fatídica? Qual a parcela de suspeita os enteados John e Lawrence Cavendish teriam, uma vez que seriam herdeiros da fortuna? Cinthia, que vivia na mansão por bondade e consideração da Sra. Inglethorp teria algum interesse na morte da ricaça? Um fragmento de testamento parcialmente queimado encontrado na lareira alimentaria ainda mais a hipótese de que o crime teria ocorrido objetivando a herança. A complexidade do caso se revelava um mistério até mesmo para os detetives da Scotland Yard, amigos de Poirot. No entanto, o detetive belga surpreenderia a todos ao revelar de forma genial quem era o verdadeiro criminoso e como chegou a tal constatação, contrariando as suspeitas de todos.
            Como romance de estreia, O Misterioso Caso de Styles é o início de uma série respeitada e famosa mundialmente, por desafiar engenhosamente o imaginário investigativo do leitor no desvendamento das pistas deixadas nas entrelinhas do romance. Por que sinais tão evidentes do criminoso acabam por se revelarem como armadilhas perigosas, as quais todo detetive perspicaz deve desconfiar e fugir? Talvez seja essa uma das maiores lições que o primeiro romance de Aghata Christie quer ensinar.
 
CHRISTIE, Aghata. O Misterioso Caso de Styles. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.]. 202 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário