sábado, 20 de outubro de 2012

From the Mixed-up files of Mrs. Basil E. Frankweiler (E. L. Konigsburg)

From the Mixed-up Files of Mrs. Basil E. Frankweiler          A obra em questão foi editada pela primeira vez em 1967. O sucesso da publicação rendeu à autora a Medalha John Newbery, por sua contribuição na literatura americana para crianças. Outros títulos de Konigsburg são Samuel Todd´s Book of Great Colors, Samuel Todd´s Book of Great Inventions e Amy Elizabeth Explores Bloomingdale´s.
          Cláudia Kincaid era uma garotinha de 12 anos, cansada diante dos abusos e injustiças que sofria em casa. Dentre suas queixas estava a de ter que lavar a louça e colocar a mesa todas as noites, só porque ela era a mais velha dos irmãos. Assim, decide fugir de casa, mesmo sabendo que isso seria extremamente desconfortável. Mesmo poupando dinheiro para a fuga, Cláudia sabia que seus ganhos não seriam suficientes para financiar toda a aventura. Diante disso, decide chamar seu irmão Jamie Kincaid, três anos mais novo, para lhe acompanhar, mesmo ciente de que isso lhe traria muitos incômodos. Jamie era extremamente econômico com o que lucrava trapaceando nos jogos de cartas com seu amigo Bruce, ao ponto de ser chamado de "pão-duro" por sua irmã. No entanto, Cláudia via que suas economias somadas às dele já proporcionariam um excelente começo. Desse modo, ficaria combinado que Cláudia seria encarregada de conduzir os planos da jornada enquanto Jamie administraria o dinheiro a ser gasto nas despesas.
          Combinados o dia e a hora, Cláudia e Jamie partiram como de costume para a escola. No entanto, despistando a atenção do motorista, se desgarraram e partiram rumo ao Museu Metropolitano de Arte na cidade de New York. Lá vivenciaram a maior parte de suas aventuras, aproveitando parte do tempo para aprenderem "tudo sobre todas as coisas" como Cláudia fantasiava. E justamente nesse aprendizado, se depararam com o mistério de suas vidas.
          Certo dia, chegara ao museu uma estátua de um Anjo que logo se tornou a atração principal. O motivo para tanto era o fato de se acreditar que ela teria sido esculpida por Michelângelo, um renomado artista da renascença, 400 anos atrás. A investigação da verdade tornara-se o maior objetivo das duas crianças e o sentido principal de toda a fuga. Investigação essa que as levariam à mansão da Sra. Basil E. Frankweiler, que cultivava em seus preciosos arquivos, um pasta com a revelação de toda a verdade. Assim, Cláudia compreende que toda a sua aventura adquirira sentido, uma vez que a revelação sobre o Anjo era uma forma de voltar para casa "diferente", sem ser a mesma Cláudia Kincaid de sempre, exausta pela monotonia do dia-a-dia e a rotina dos afazeres de casa.
          Na narrativa de Konigsburg é a própria Sra. Frankweiler que conta a história das duas crianças a seu advogado Saxonberg. A fuga adquire significados diferentes para cada um: no caso de Cláudia, é a busca de um sentido para a própria vida que ela jamais encontraria na rotina de casa; no caso de Jamie, é a possibilidade de vivenciar uma grande aventura digna de muitas histórias para contar aos amigos. Desta forma, de um modo descontraído, From the Mixed-up Files of Mrs. Basil E. Frankweiler aborda sobre a mente fantasiosa das crianças e sua passagem para um encontro existencial consigo próprio na pré-adolescência.
 
KONIGSBURG, E. L.. From the Mixed-up files of Mrs. Basil E. Frankweiler. New York: Scholastic, 2007. 174 pgs. (texto em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário