sábado, 29 de setembro de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Joanne K. Rowling)


No terceiro livro da saga do jovem bruxo Harry Potter, a autora traz aos leitores muitas novidades em mais uma surpreendente aventura pelos arredores da Escola de Bruxaria de Hogwarts. É a continuação de uma história cuja emoção justifica os milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro.
        Como já era de praxe, as férias vinham se sucedendo de modo estressante na casa dos Dursley, a família de trouxas com quem Harry Potter convivia parte do ano. Não bastasse isso, o garoto teria que suportar a frustração em não poder visitar Hogsmead, um local famoso entre os bruxos, visto que seu tio Válter não assinaria sua autorização. O jeito seria tentar se distrair e se contentar com as incríveis histórias que seus amigos contariam depois.
        No retorno para o ano letivo em Hogwarts, uma notícia trazia certo receio aos alunos: Sirious Black, um assassino famoso, havia escapado da prisão de Azkaban e se dirigira a Hogwarts à procura de sua nova vítima, Harry Potter. Além do mais, a presença dos dementadores guardiões da prisão de Azkaban, trazia certo desconforto aos alunos. Contudo, algumas novidades criavam expectativas de que aquele seria um grande ano para todos: o prof. Lupin fora contratado como novo mestre de Defesa contra as Artes das Trevas; Sibila Trelawney ministraria a nova matéria do 3º ano, Adivinhação; e Rubeo Hagrid, velho amigo de Harry, Rony e Hermione, realizara um sonho, tornando-se o novo professor da nova matéria, Trato das Criaturas Mágicas.
       A retomada dos estudos logo traria confusões para o diretor da escola, Alvo Dumbledore. Dentre os impasses mais graves, estava o fato de Bicuço, um hipogrifo (criatura resultante da mistura de partes de outros animais) ter atacado violentamente o aluno da Sonserina, Draco Malfoy, durante a primeira aula de Hagrid. Malfoy era o aluno que Harry mais odiava e, por seu pai ser membro da Comissão para Eliminação de Criaturas Perigosas, um complô em torno da suposta agressão fizera com que o animal fosse injustamente condenado ao sacrifício. Harry guardaria sua indignação para que fosse descarregada no importante jogo de quadribol, em que sua casa precisava vencer, a fim de conquistar o título daquele ano. Para isso, Harry teria a seu favor o mais recente modelo de vassoura Firebolt já lançado, que ganhara de alguém misterioso.
        Enquanto o ano letivo transcorria, Harry, Rony e Hermione se deixavam envolver não só pelos estudos como também pelas notícias acerca da fuga do prisioneiro de Azkaban. Auxiliados pela Capa da Invisibilidade, o Mapa do Maroto e o Vira-tempo, os três garotos estariam dispostos a tudo, a fim de livrar Bicuço da execução e salvar a carreira de Hagrid. Nesse ínterim, a eterna luta entre o gato de Hermione, Bichento, e o rato de Rony, Perebas, levaria Harry a descobrir a verdade sobre o prisioneiro de Azkaban. Uma verdade que lhe faria regredir ao assassinato de seus pais Lílian e Tiago, esclarecendo-lhe um pouco mais as sombras que ainda cercavam sua história de vida. Outra figura surgiria no elenco, Pedro Petigrew, e com ele os animagos, os quais eram bruxos que dominavam a arte de se transformarem em animais.
         Aqueles que acompanharam as outras duas histórias anteriores encontrarão nessa terceira obra uma história ainda mais cercada de suspense, enigma e aventura. Além disso, a personalidade de Harry se mostra de forma rebelde, principalmente no convívio com seus tios e seu primo. Afinal, o menino Harry Potter, então com 13 anos, vem crescendo e desenvolvendo seus poderes como bruxo gradativamente. E as descobertas que faz de seu passado o tornam mais próximo de seu maior rival, o lorde das trevas Voldemort.

ROWLING, Joanne K.. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 350 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2004:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário