sábado, 15 de setembro de 2012

Elite da Tropa (Luiz Eduardo Soares / André Batista / Rodrigo Pimentel)


            Uma obra literalmente inovadora no que diz respeito à literatura policial, Elite da Tropa encerra a mesclagem da realidade sob o véu da ficção em sua melhor forma. É a primeira obra policial brasileira que retrata de forma clara e concisa o cotidiano vivido pelos profissionais da segurança pública. Não é um livro de que se pode esperar grande riqueza literária ou rebuscamento de linguagem. Pelo contrário, a narrativa fria, seca, direta e repleta de referências ao linguajar típico dos morros, contribui para aproximar o leitor da realidade narrada. Trata-se de uma obra composta em parceria por três autores: Luiz Eduardo Soares, antropólogo e então Secretário Municipal de Valorização da Vida e Prevenção da Violência de Nova Iguaçu (RJ); bem como André Batista e Rodrigo Pimentel, ex-combatentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de que trata a história.
            O livro se divide em duas partes. Na primeira, intitulada “Diário de Guerra” é apresentada uma coletânea de textos que demonstram o processo de treinamento duro dos oficiais do BOPE e seu esquema de atuação nas favelas do Rio de Janeiro. Como é explicado pelo autor na introdução, trata-se de relatos com nome e fatos fictícios mas que, longe de se tornarem trechos de uma mera ficção cinematográfica, expressam precisamente o clima de violência e hostilidade do cotidiano do BOPE. Além do mais, é exaltada a fidelidade ao dever policial que cada membro é ensinado a adquirir e cultivar, dever esse que, por ser esquecido, torna-se a fonte de corrupção entre os militares da polícia convencional.
O treinamento é a etapa mais árdua que o oficial deve superar, onde é submetido a situações de fome, humilhação, tensão e exaustão extremas. Tais experiências limítrofes visam suscitar no candidato o zelo para com a corporação. As condições insanas levam-no também a zelar ao extremo o significado do escudo do BOPE bordado no uniforme – uma caveira com uma faca cravada no crânio – de que os criminosos devem ser vistos sem qualquer piedade e eliminados em prol do bem estar social. É essa a ideologia da corporação e a raiz da motivação de cada soldado ao subir os morros sedentos por extermínio.
Na segunda parte do livro, intitulada “Dois anos depois: a cidade beija a lona” é apresentado um dossiê o qual visa expor o câncer da polícia carioca: a corrupção. Marginais, autoridades políticas, militares e civis se entrelaçam em uma trama na qual os interesses são capazes de se sobreporem a qualquer lei ou preceito moralmente constituído. Diante disso, fica a inquirição: a violência no Rio de Janeiro de fato reflete o despreparo da polícia no combate ao crime organizado ou é consequência necessária de um negócio lucrativo para traficantes e policiais corruptos e lesivo aos cidadãos inocentes e honestos? Desta forma, fica a conclusão de que a polícia convencional carioca chegou ao ponto de render seus próprios oficiais que desejam trabalhar honestamente, quando deveria apontar a arma para si mesma. O sacrifício das boas intenções levou a um suborno nunca antes imaginado dentro da corporação que se diz detentora da missão de proteger o cidadão e garantir a paz social.
A relevância dos assuntos abordados em Elite da Tropa fez com que a obra ganhasse uma adaptação para as telas do cinema em 2007. Os soldados do BOPE são colocados como os super-heróis que arriscam suas vidas em pesadas trocas de tiros nos morros cariocas. Por outro lado, há uma polícia convencional que se prostitui em sua função enquanto se veste com o véu da autoridade. Enfim, a narrativa dos três autores demonstra, a partir de dentro, como é disseminada nos quarteis parte de um processo de descrédito que atinge às claras quase toda a esfera do poder público.

SOARES, Luiz Eduardo / BATISTA, André / PIMENTEL, Rodrigo. Elite da Tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. 316 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2007:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário