domingo, 6 de maio de 2012

O Fugitivo (J. M. Dillard)

fugitivo, o
         Aqueles que gostam de uma boa história policial, recheada de perseguição, investigação de pistas e levantamento de suspeitos, irão encontrar nessa obra diversão garantida e de qualidade. Até mesmo por que ela foi baseada no filme de mesmo nome lançado pela Warner Home Video em 1993 e que foi um sucesso nas telas do cinema.
          O Dr. Richard Kimble é um cirurgião vascular de renome pela excelência em sua profissão, casado com Helen Kimble. Juntamente com os médicos Alexander Lentz e Charlie Nichols, Kimble avançava em seus pesquisas com a droga RDU90, para a Companhia Devlin-Macgregor, que traria grandes benefícios para a medicina, além de um grande reconhecimento para seu patenteador. Porém, as inconstâncias do futuro mudariam drasticamente a vida de Kimble, lançando-o em uma crise de um desafio sem igual.
          Certa noite, ao retornar para casa, Kimble é requisitado por um amigo para efetuar uma intervenção cirúrgica de emergência em um paciente com sério risco de morte. Ao terminar, Kimble retorna para casa e é surpreendido pelo trágico encontro da esposa desfalecida no chão do quarto. O autor do crime ainda se encontrava lá e, ao entrar em luta corporal com Kimble, tem a prótese de seu braço mecânico arrancada, conseguindo escapar facilmente. Minutos antes, Helen conseguira acionar a polícia e simplesmente dissera ao atendente: Richard... Ele está tentando me matar. Ao chegarem, os guardas encontram o médico segurando a esposa morta nos braços.
          A ausência de sinais de arrombamento, as circunstâncias do crime e principalmente a gravação de Helen com o atendente durante a chamada policial, tornam-se pistas suficientes para a comprovação da autoria do crime, em detrimento da versão suspeita contada por Kimble, à respeito do homem de um braço só. Desacreditado até mesmo por seu advogado, Walther Gutherie, Kimble é condenado e sentenciado a pena de morte.
          Durante a viagem para a Penitenciária Estadual Menard, em Ilinois, o ônibus com os criminosos se acidenta ao cruzar a estrada férrea. Neste momento, Kimble aproveita sua chance para fugir e ir em busca do homem de um braço só, sua única oportunidade de ser inocentado. No entanto, o delegado federal Samuel Gerard, auxiliado pelos integrantes de sua equipe os agentes Newman, Renfro, Poole e Biggs, iniciariam uma perseguição cerrada, na missão de capturar Kimble e encaminhá-lo para a execução. Gerard era um delegado frio, que pautava sua ação por um único preceito: criminoso é criminoso e não merece espaço para explicações. Uma vez condenado, deve pagar pelo que fez. Desta forma, Gerard montaria um cerco a Kimble de forma a capturá-lo vivo ou morto. Sem qualquer possibilidade de diálogo, restaria a Kimble tornar-se um fugitivo e cometer diversos outros crimes agravantes de sua pena, como furto de veículos, invasão de domicílio, falsificação de documentos, além de, é claro, resistência à prisão. No entanto, a trágica visão de Helen morta e a insistência em encontrar o homem de um braço só levariam Kimble a escapar como um animal acuado, mesmo quando sua única saída fosse arriscar sua vida, saltando nas furiosas águas da represa Barkley, em Chicago.
          O Fugitivo é um livro fantástico! A adaptação do enredo foi tão perfeita que cria a mesma adrenalina provocada pelo filme e inspira o leitor a não largar o livro enquanto não o destrinchar por completo. O desfecho da história é ainda mais revelador quando se descobre que, aquele homem de um braço só que Kimble julgava ter sido a causa de sua ruína, na verdade fora um meio utilizado por outros, que armaram uma conspiração contra Kimble. No fim, O Fugitivo ilustra bem a coragem levada ao extremo por um homem que está disposto a perder sua vida na busca por provar sua inocência e perdê-la simplesmente na consumação de sua pena.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Fugitivo, O
Autoria:     J. M. Dillard
Editora:     Record
Ano:          1993
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Gênero:     Drama | Ação
 
Confira o trailer do filme lançado em 1993:

Nenhum comentário:

Postar um comentário