sábado, 28 de abril de 2012

Nas Arquibancadas (John Grisham)

nas arquibancadas          John Grisham nasceu em Jonesboro, nos Estados Unidos. Formou-se em Direito e dedicava as horas vagas a escrever livros. Reconhecidamente um dos autores mais lidos dos EUA, já vendeu mais de 100 milhões de exemplares no mundo inteiro. Sua obra engloba os seguintes títulos: Tempo de Matar, A Câmara de Gás, O Cliente, O Dossiê Pelicano, A Firma, O Homem que fazia chover, O Sócio, O Júri, O Advogado, O Testamento, A Confraria, A Casa Pintada, Nas Arquibancadas e O Rei das Fraudes, entre outros tantos. O tempo em que jogou como quaterback do time de futebol americano dos Chargers no Colégio Southaven, Mississipi, trouxe inspiração para a redação dessa obra.
          As competições entre colégios são uma marca da cultura juvenil dos Estados Unidos. Muito mais do que ganhar um título, ter a foto estampada na capa de um jornal, entrar para a história, as equipes de jogadores de futebol americano devem aprender a estratégia perfeita para serem grande profissionais. A carreira estelar talvez seja para poucos, mas a garra e determinação é uma marca que todo bom jogador deve encarnar no seu cotidiano.
          Neely Crenshaw foi uma estrela do futebol de Messina, reconhecido como o melhor quaterback da história dos Spartans. Quinze anos depois de sua fase de ouro, volta a sua cidade natal, ao saber que o treinador Eddie Rake se encontrava à beira da morte. Rake havia sido o melhor treinador que Messina tinha conhecido, transformando o time dos Spartans numa equipe praticamente invencível. Naquela que ficou conhecida como "Maré de Sorte". Durante os trinta e quatro anos que havia ficado no comando do time, Rake acumulou um saldo de 418 vitórias, 62 derrotas e 13 títulos estaduais. Tudo isso o transformara em uma lenda em Messina e o futebol uma fonte de inspiração para as novas gerações que almejavam um dia também se tornarem ídolos. Conhecido pelo temperamento rígido e controverso, Rake também foi o protagonista de diversas polêmicas e conflitos, principalmente pela morte do jovem Scooty, após ter sido submetido a um treinamento rigoroso e torturante que o levou à insolação.
          Regressando à sua cidade, Neely Crenshaw volta às arquibancadas do Campo Rake e se encontra com os amigos do time, também vigilantes à espera do último suspiro do treinador. Esse encontro traz à memória de todos, os tempos gloriosos que viveram naquele estádio, quando toda a cidade se reunia nas noites de sexta-feira para assistir a mais um show dos Spartans. Neely era ovacionado especialmente por ser o all-American de Messina, o esportista escolhido como um dos melhores do país. No entanto, o regresso de Neely lhe traz também recordações dos conflitos pessoais vividos, especialmente uma briga com Rake, que quase lhe custara um título estadual, e o remorso por não ter aprendido a conciliar o instável degrau da fama, com o relacionamento com sua namorada Cameron, que jamais esqueceria.
          John Grisham faz uma exaltação da cultura esportista norte-americana ao escrever esse livro. A recordação saudosista do passado, vivida por Neely e seus amigos vem retratar de forma clara que a fama é um tempo tão forte quanto transitório na vida de uma estrela. No entanto, é essa mesma fama o que torna capaz de se tornar lenda uma equipe e um treinador dignos de serem homenageados e reconhecidos na história de uma cidade.
 
GRISHAM, John. Nas Arquibancadas. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. 188 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário