sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fortaleza Digital (Dan Brown)

                                      Quis custodiet ipsos custodes
[Quem irá guardar os guardiões]
(Das Sátiras de Juvenal)

          A obra Fortaleza Digital é mais uma da lista dos mais vendidos do autor, juntamente com O Código da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido e Ponto de Impacto. Autor polêmico e famoso principalmente por tratar de temas que atingem as estruturas da Igreja Católica, Dan Brown vem abordar neste romance a vulnerabilidade do serviço de inteligência norte-americano.
          Susan Fletcher é a chefe do Departamento de Criptografia da National Security Agency (NSA). Junto com uma equipe de criptógrafos e programadores super-especializados em decodificação, zela pelo bom funcionamento do maior patrimônio da agência: o super-computador TRANSLTR, capaz de decifrar o enigma de qualquer código. O TRANSLTR poderia ser usado, se necessário fosse, até mesmo para desbloquear as caixas de email de usuários comuns e ler-lhes as mensagens. Tal risco é o motivo de toda a saga que se desenvolve.
          Ensei Tankado era um japonês, ex-funcionário da NSA, que havia sido demitido por não concordar com a invasão de privacidade praticada pela empresa. Era deficiente físico, devido a uma mutação genética provocada pela radioatividade da bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945. Como uma maneira de forçar a empresa a revelar publicamente a existência do TRANSLTR, cria e envia o programa Fortaleza Digital, cujo computador há mais de 15 horas não havia conseguido decodificar.
          Na busca por conseguir a chave de desativação do vírus, o comandante da NSA, Trevor Strathmore, contrata um assassino português, Hulohot. No entanto, antes de morrer publicamente na Praça de Sevilha (Espanha), Tankado entrega seu anel a estranhos, tentando demonstrar algo com seus dedos atrofiados. Strathmore decide então, enviar David Becker, um professor universitário, namorado de Susan, a fim de encontrar o anel. Sentimentos de ciúme se ocultavam por trás do plano cuidadosamente elaborado pelo comandante.
          Nas entrelinhas em que se desenvolve a história de Fortaleza Digital, Dan Brown delineia a questão dos jogos de poder e paixão. A NSA é uma agência totalmente secreta capaz de garantir a segurança nacional dos Estados Unidos. No entanto, a quem é atribuída a responsabilidade por manter a segurança da NSA? O que fazer quando seu banco de dados se encontra ameaçado e a única salvação é revelar o segredo tão importante para a manutenção do status da empresa? Até que ponto seus agentes especializados e cuidadosamente treinados são confiáveis? A partir de questionamentos como esse, se desenvolve a intrigante trama do romance. Uma verdadeira luta contra o tempo, as decisões impulsivas e a ameaça externa.
 
BROWN, Dan. Fortaleza Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. 336 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário