quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Farsa (Christopher Reich)

       Christopher Reich é americano nascido em Tóquio. Foi banqueiro na Suíça, decidindo abandonar a carreira para tornar-se escritor nos Estados Unidos, onde mora com a esposa e duas filhas. A obra A Farsa é o sexto livro do autor, ficando entre a lista dos mais vendidos do The New York Times, além de ter os direitos adquiridos pela Paramount Pictures. No ano de 2006, Christopher ganhou o prêmio International Thriller Writers Award for Best Novels.
        O romance A Farsa faz parte de uma linha surpreendente de suspense, espionagem e perseguição.
     Jonathan Ransom é médico cirurgião e, junto com a esposa Emma Ransom, faz parte da associação internacional Médicos Sem Fronteiras, que leva assistência às populações atingidas por catástrofes e guerras. Durante uma temporada nos Alpes, sua esposa sofre um acidente enquanto esquiavam e morre enquanto Jonathan vai buscar socorro. Ao retornar para casa, Jonathan encontra um envelope endereçado à mulher, contendo tíquetes para resgatar as malas de Emma na estação de trem de Landquart. Ao buscá-las na companhia de uma amiga, Simone, são atacados por dois homens e Jonathan mata um deles, deixando o outro gravemente ferido. Ao descobrir que os homens eram policiais, Jonathan e Simone iniciam uma fuga alucinada. No entanto, o que mais os intrigava era o conteúdo das malas: as chaves de um Mercedes-Benz, um mapa indicando a localização do carro, dinheiro, jóias, roupas e uma carteira de identidade com a foto de Emma e o nome Eva Kruger. Como a esposa teria ocultado aquele fato durante os oito anos de casamento?
           A busca pela descoberta da dupla identidade da mulher revela a Jonathan que ela era agende de um grupo chamado “Divisão”, uma agência de espionagem clandestina. Tudo se torna ainda mais grave, quando Jonathan passa a ser perseguido por Marcus Von Daniken, um detetive chefe do serviço suíço de contra-inteligência, especializado em investigar terroristas. Na mira de um assassino supersticioso, Jonathan se torna o principal suspeito de contrabandear um arsenal de armamento nuclear, visando derrubar um avião com cerca de 600 pessoas a bordo.
          O clima de suspense toma conta do romance do início ao fim. Jonathan, que de início era apenas um médico, passa a ser o protagonista de uma rede de mentiras, onde não se pode confiar até mesmo nos mais conhecidos. Em meio a essa trama, a engenhosidade de Christopher Reich trata de questões políticas, assassinatos e armamento nuclear. A polêmica levanta a questão: até que ponto as pessoas com que se convive são, de fato, verdadeiras? Até que ponto aqueles em que se confia são, de fato, confiáveis? Desta forma, a busca pelo que é verdade em uma mentira é o que faz do romance A Farsa uma história surpreendente e envolvente.

REICH, Christopher. A Farsa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 336 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário